ALFABETIZAÇÃO E AÇÃO SOLIDÁRIA MARCAM ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE, UM ORGANISMO DA IGREJA NO BRASIL

08/09/2021 11:09
7 minutos de leitura
ALFABETIZAÇÃO E AÇÃO SOLIDÁRIA MARCAM ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE, UM ORGANISMO DA IGREJA NO BRASIL

Neste Dia Internacional da Alfabetização conheça o trabalho que realiza o Movimento de Educação de Base (MEB). Um organismo da Igreja no Brasil principal missão é “contribuir para promoção humana integral e superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular libertadora ao longo da vida, servindo sempre e em primeiro lugar os mais pobres”.

O MEB apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da  educação popular .

O Meb entende que o processo de alfabetização de jovens e adultos pressupõe, como metodologia, a leitura pedagógica do “ver, julgar e agir” e a alfabetização como um processo de planejamento onde os objetivos a serem alcançados são previstos em todas as suas etapas: formação de pessoal, produção de material específico, acompanhamento, avaliação e verificação de resultados.

Origem e história

O MEB é uma instituição de formação e assessoramento que prioriza a educação popular, com ações voltadas para a garantia e defesa dos direitos, da qualidade de vida e o desenvolvimento humano de populações em áreas de vulnerabilidade social. A educação em direitos humanos e a formação de grupos de pessoas jovens, adultas e idosas em processo de alfabetização tem em vista o desenvolvimento humano integral, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, a capacitação ao trabalho, a relação democrática entre Estado e Sociedade Civil, o controle social e a participação cidadã.

O MEB foi fundado em 21 de março de 1961, quando o Presidente da República publicou o Decreto n.º 50.370 que dispôs sobre o Programa de Educação de Base. O Decreto prestigiou o Movimento de Educação de Base empreendido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

O Movimento foi precursor, no Brasil, da educação a distância, por meio das escolas radiofônicas, destinadas especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, comunidades quilombolas e comunidades indígenas. Quanto à alfabetização de jovens e adultos, criou subsídios didático- pedagógicos, como o “Viver é Lutar”, sendo notório o problema da inadequação dos textos de leitura, em uso na época, para os destinatários.

Além da alfabetização, implantou cursos de capacitação destinados às comunidades do campo tais como cooperativismo e associativismo. O que fazia o MEB radicalmente diferente das ações anteriores era o compromisso explicitamente assumido em favor das classes populares urbanas e rurais, assim como o fato de orientar sua ação educativa para uma ação política (FÁVERO, 2006, p.51).

Ações solidárias

Durante a pandemia, uma das ações intensificadas pelo Movimento de Educação de Base (MEB) foi o programa de distribuição de cestas de alimentos doados pelo Banco de Alimentos do CEASA-DF, através de convênio com a Secretaria de Estado e Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Centrais de abastecimento do Distrito Federal.

Só entre 18 de março e 5 de abril de 2021, por exemplo, foram recebidas 1.026kg de alimentos. As localidades que recebem esses alimentos são Itapoã, Paranoá, Santa Maria e Porto Rico, todas do Distrito Federal.

Para oferecer a maior transparência dessa ação solidária, no dia 18 de março o Movimento de Educação de Base fez o recadastramento das famílias mais carentes assistidas. Os alimentos são coletados por educadoras credenciadas que fazem a distribuição nas comunidades mais pobres através de feiras solidárias.

Voluntários

Todo esse excelente trabalho que minimiza os sofrimentos de famílias afetadas pela fome e pela miséria conta com pouquíssimos voluntários. Você é convidado a colaborar, como doador ou integrante do grupo de voluntariado do MEB. Saiba como aqui. 

Entre em contato através do e-mail [email protected].
Site: www.meb.org.br

Fonte: https://www.cnbb.org.br/