Mutirão de Comunicação 2021

Por uma comunicação integral:o humano nos novos ecossistemas. Será realizado de forma on-line e gratuita nos dias 23 e 24 de julho de 2021. Faça já a sua inscrição!
23/04/2021 04:04
7 minutos de leitura
Mutirão de Comunicação 2021

O Mutirão de Comunicação 2021 é o maior encontro de comunicação eclesial do país. Devido às restrições impostas pela pandemia e as orientações das autoridades sanitárias, visando a segurança dos comunicadores, ele será 100% on-line.

Comunicadores das mais diversas esferas – jornalistas, publicitários, relações públicas, agentes de pastoral, professores e estudantes, pesquisadores, profissionais de comunicação – poderão participar gratuitamente de grandes conferências e aprofundamentos do tema central.

Os eventos específicos previstos para acontecer juntamente com o Mutirão – 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, 2º Congresso da Signis Brasil, 3º Congresso de Rádios Católicas e 10º Encontro de Jornalistas das Assessorias de Comunicação na Igreja – se darão posteriormente, organizados pelos próprios grupos.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

 



Por uma comunicação integral:

o humano nos novos ecossistemas.

A construção do tema do Mutirão de Comunicação 2021 considerou a urgência de respostas efetivas aos desafios que as várias frentes hoje de defesa da dignidade e da liberdade humanas experimentam, em destaque na comunicação,  e que se dão de variados modos nas mais distintas sociedades.

Com a inscrição “Por uma comunicação integral”, o tema se define, em primeiro lugar, como a inarredável defesa política e social de uma comunicação democrática, horizontalizada e responsável. É um tema, mas também um lema, pois se coloca como um brado, um grito de inclusão dos que são marginalizados, impedidos de se manifestarem e de darem-se a  conhecer em seus modos de ver e de dizer o mundo. Comunicação integral, também, na abertura que deve existir em relação ao outro; em uma postura verdadeiramente dialógica e na consideração das diferenças e do direito humano de todos a se comunicar.

E tal valorização do humano na comunicação não pode desconsiderar que essa caminhada só será plena se, de modo efetivo, prevalecer a coragem de nos abrirmos e enfrentarmos as complexidades do mundo contemporâneo em termos político-ideológico-culturais que são acentuadas pelo contexto digital dos processos comunicacionais e os novos ecossistemas aí engendrados. Considerar a relevância do chamado midiacentrismo, mas perceber a força que emerge das relações construídas face a face. Trazer para a agenda de debates sobre a comunicação, o horizonte de reflexão do “humano nos novos ecossistemas” denota exatamente dispor-se a esta interface entre a defesa dos valores fundamentais e as perspectivas históricas e atuais da comunicação na Igreja de valorização das ações espontâneas e institucionais de construção de processos marcados pela participação coletiva e solidária. A comunicação que nasce e se revigora, enfim, de uma ética solidária que tenha a vida humana como centro de tudo. Uma comunicação integral para um mundo que se reconfigurou e em que tudo está interligado.

Prof. Dr. Mozahir Salomão
Professor da PUC Minas e coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB


FAÇA SUA INSCRIÇÃO!


ORGANIZAÇÃO

O Mutirão de Comunicação 2021 será realizado de forma on-line e gratuita nos dias 23 e 24 de julho de 2021

O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Realizado pela Pascom Brasil, Signis Brasil e Rede Católica de Rádio, em parceria e com o apoio institucional da Arquidiocese de Belo Horizonte e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Coordenação: Pe. Tiago Síbula (Assessor da Comissão de Comunicação da CNBB)

Comissão Organizadora: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães (Presidente da Comissão de Comunicação da CNBB e Reitor da PUC Minas), Alessandro de Melo Gomes (Presidente da Signis Brasil), Ângela Morais (Presidente da Rede Católica de Rádio), Geizom Sokacheski (Setor Tv da Signis Brasil), Janaína Gonçalves (Coordenadora da Pascom Regional Leste 2), Manuela Castro (Assessora da Comissão de Comunicação da CNBB), Marcus Tullius (Coordenador geral da Pascom Brasil), Patrícia Luz (Secretária Geral da Pascom Brasil).

Contato: [email protected]