6 orações a São José muito especiais para este Ano de São José

Para rezar neste ano dedicado pelo Papa Francisco ao santo esposo de Nossa Senhora, pai adotivo de Jesus e padroeiro da Igreja
09/12/2020 13:12
11 minutos de leitura
6 orações a São José muito especiais para este Ano de São José

6 orações a São José muito especiais para este Ano de São José: aqui vão algumas sugestões de preces específicas para momentos e intenções que você possa ter ao longo deste ano dedicado pelo Papa Francisco ao grande e santo esposo de Nossa Senhora, pai adotivo de Jesus e padroeiro da Igreja Católica (8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021).

6 orações a São José

1 – A antiga oração a São José que é “conhecida por nunca ter falhado”

Esta oração foi encontrada nos primórdios do cristianismo. Em 1505, foi enviada pelo Papa ao imperador Carlos, quando ele estava indo para a batalha de Lepanto. Segundo a tradição, quem ler esta oração, ouvi-la ou guardá-la consigo nunca morrerá de morte súbita nem se afogará, nem será atingido por veneno ou cairá nas mãos do inimigo, nem será queimado em qualquer fogo ou rendido na batalha. A tradição também convida a rezá-la durante nove manhãs por qualquer intenção. Ela é conhecida por nunca ter falhado.

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos. Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem. Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro. São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.

2 – Oração para pedir que São José seja seu protetor

Esta breve oração consta no “Manual de São José”: é uma prece para pedir que ele interceda diariamente por você.

Ó São José, esposo da Virgem Mãe de Deus, a mais gloriosa advogada de todos os que estão em perigo ou em sua derradeira agonia e a mais fiel protetora de todos os servos de Maria, vossa amada esposa! Na presença de Jesus e Maria, a partir deste momento, eu vos escolho como meu poderoso patrono e advogado, a fim de que obter a graça de uma morte feliz. Decido firmemente e pretendo nunca vos abandonar, nem dizer ou fazer qualquer coisa contra a vossa honra. Recebei-me, portanto, como vosso servo constante e recomendai-me à proteção constante de Maria, vossa amada esposa, e às eternas misericórdias de Jesus, meu Salvador. Ajudai-me em todas as ações da minha vida. Agora ofereço-me à glória maior e eterna de Jesus e Maria, bem como à vossa. Amém.

3 – Oração a São José para pedir proteção contra o mal

O Papa Leão XIII escreveu uma encíclica sobre São José e, no final, compôs uma oração ao pai adotivo de Jesus, pedindo sua ajuda na proteção contra o mal. Eis esta oração:

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com o Seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.

4 – Oração a São José para quando você for viajar

Ó São José, que acompanhastes Jesus e Maria em todas as viagens e que fostes chamado de patrono de todos os viajantes, acompanhai-nos neste caminho que estamos prestes a fazer. Sede nosso guia e protetor; olhai por nós; preservai-nos de todos os acidentes e perigos para a alma e o corpo; auxiliai-nos em nosso cansaço e ajudai-nos a santificá-lo oferecendo-o a Deus. Fazei-nos sempre cientes de que somos estrangeiros peregrinos neste mundo e que o céu é o nosso lar verdadeiro, e ajudai-nos a perseverar no caminho que para lá nos conduz. Pedimo-vos em especial que nos protejais e ajudeis na última grande viagem do tempo à eternidade, para que, sob a vossa orientação, possamos chegar ao reino da felicidade e da glória, para ali repousar eternamente convosco na companhia de Jesus e Maria. Amém.

5 – Oração a São José pela proteção dos filhos

Ó glorioso São José! Foi a vós que Deus confiou os cuidados de Seu Filho unigênito nos muitos perigos deste mundo. Nós vos pedimos que tomeis sob a vossa proteção especial os filhos que Deus nos deu. Através do santo Batismo, eles se tornaram filhos de Deus e membros da Sua santa Igreja. Nós os consagramos hoje a vós! Que, por meio desta consagração, eles possam também tornar-se vossos filhos adotivos. Guardai-os, guiai os seus passos na vida, formai os seus corações segundo os corações de Jesus e Maria. São José, que sentistes a tribulação e a preocupação dos pais quando o Menino Jesus esteve perdido, protegei os nossos queridos filhos no tempo e para a eternidade. Sede seu pai e conselheiro. Fazei-os, como Jesus, crescer em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Preservai-os da corrupção do mundo e dai-nos um dia a graça de nos unirmos no Céu para sempre. Amém.

6 – Oração a São José para dormir em paz

Ó querido São José, eu decido, todas as noites, antes de fechar os olhos para o sono, recitar estas aspirações: Jesus, Maria e José, ofereço-vos meu coração e minha alma. Jesus, Maria e José, socorrei-me na minha última agonia. Jesus, Maria e José, que minha alma respire em paz convosco. Amém.
Fonte: https://pt.aleteia.org/