Para terminar o dia em paz: o guia da meditação noturna

São Francisco de Sales tem algumas dicas práticas para você encerrar o seu dia com oração
09/12/2020 09:12
3 minutos de leitura
Para terminar o dia em paz: o guia da meditação noturna

Qual a melhor forma de terminar o dia? São Francisco de Sales, em seu livro “Introdução à Vida Devota”, apresenta algumas dicas simples sobre como terminar o dia com uma bela meditação noturna.

Ele começa explicando que você deve reservar um tempinho no fim do dia relembrar a sua oração matinal. Diz São Francisco:

“Reserve um breve descanso antes da hora do jantar, e então prostrando-se diante de Deus, e recolhendo-se na Presença de Cristo Crucificado, colocando-O diante de sua mente com um olhar firme para dentro, renove o calor de sua meditação matinal por algumas aspirações calorosas e humildes elevações de sua alma ao seu bendito Salvador … Repita os pontos de sua meditação que mais o ajudaram ou acenda seu coração com qualquer outra coisa que desejar … Agradeça a Deus por tê-lo guardado no dia que passou.”

Meditação sobre o dia

Depois de se colocar na presença de Deus e agradecer a Deus, o próximo passo é examinar como foi seu dia.

“Examine como você se comportou ao longo do dia, para lembrar onde e com quem esteve, além do que fez. Se você fez algo de bom, agradeça a Deus; se você errou em pensamento, palavra ou ação, peça perdão à Sua Divina Majestade, confessando a falta quando a oportunidade surgir e seja diligente em fazer melhor.”

Ao terminar o dia

Muitos mestres espirituais sugerem este exame noturno, garantindo que você aprenderá com seus erros e não os repetirá amanhã. Feito esse exame, a melhor maneira de terminar o dia é se oferecer a Deus e descansar em paz sob seu olhar:

“Em seguida, recomende seu corpo e alma, a Igreja, seus parentes e amigos a Deus. Peça que os santos e os anjos possam cuidar de você e, com a bênção de Deus, vá para o descanso que Ele designou para você.”
Fonte: https://pt.aleteia.org
Tags: