PRESIDENTE DO NÚCLEO LUX MUNDI FALA DA ESTRUTURA QUE AUXILIARÁ NO COMBATE AOS ABUSOS SEXUAIS

07/12/2020 15:12
7 minutos de leitura
PRESIDENTE DO NÚCLEO LUX MUNDI FALA DA ESTRUTURA QUE AUXILIARÁ NO COMBATE AOS ABUSOS SEXUAIS

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) inauguram nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, o Núcleo Lux Mundi. O escritório, sediado em Brasília (DF), vai auxiliar na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

A médica pediatra Eliane De Carli será a presidente do Núcleo Lux Mundi e respondeu a algumas perguntas sobre a importância da instituição e sobre as atividades que serão realizadas. Também assessora da Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, Eliane fala do funcionamento da estrutura que auxiliará no combate aos abusos sexuais no âmbito da Igreja.

Eliane é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e em Direito pelas Faculdades Guarapuava (PR). Tem especializações em Pediatria, Homeopatia, Administração nos Serviços de Saúde e em Mediação Familiar . Já trabalhou nas seguintes áreas: em consultório como homeopata e pediatra; como representante nacional da Associação Italiana Ação para Famílias Novas, na área de adoção internacional; como assessora técnica especializada na Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava; como gestora na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava; e com Acolhimento Institucional, responsável pela implantação do Programa Família Acolhedora em Guarapuava.

Atualmente trabalha em consultório de pediatria e é membro das seguintes comissões: Comissão da Criança e do Adolescente da OAB PR, Conselho Consultivo de Vítimas do Projeto Piloto da “Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores”, Assessoria Especial na
Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, Comissão para Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente – COPAC do movimento dos Focolares.

Confira a entrevista:

Dra Eliane De Carli, presidente do Núcleo Lux Mundi | Foto: divulgação

Que tipos de serviços o núcleo oferecerá às dioceses?

O Núcleo Lux Mundi coordenará e ajudará a facilitar a organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, “Vos estis lux Mundi”, ” (Vós sois a luz do mundo)  Art. 2§1.

Qual a importância de ter um núcleo para “promoção de políticas de proteção”?

Ser uma resposta concreta ao pedido feito pelo Papa Francisco no  Motu próprio” “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo) para a efetivação de medidas de promoção de políticas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. O Núcleo Lux Mundi quer ser um instrumento para colaborar com a implementação que as dioceses devem fazer, para prevenir e combater as violências sexuais cometidas por membros da Igreja em face de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

Em que devem consistir essas políticas?

O Núcleo Lux Mundi, atuará para ajudar a Igreja na sistematização de medidas de segurança e proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no seio da Igreja, bem como, promoverá a formação e capacitação, neste aspecto, dos formadores que atuam em pastorais, paróquias, seminários, por meio de cursos.

Estas políticas serão formatadas no início dos trabalhos deste Núcleo e consistirão na implementação de atitudes para prevenir e evitar quaisquer formas de violência, abusos, maus-tratos, assédios e bullying em face de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, inclusive perpetrados por outras crianças e adolescentes, no desenvolvimento das atividades no âmbito da Igreja.

Núcleo Lux Mundi

A inauguração do “Núcleo Lux Mundi” será nesta terça-feira, 8 de dezembro, às 10h. Na sequência, convidados participam de uma missa na sede da CNBB.

O escritório estará localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS) Qd 04 bloco A – ED VICTORIA OFFICE TOWER – SALA 110

Fonte: https://www.cnbb.org.br/