Cura pela televisão é possível? Pe. Zezinho desmascara manipulações da fé

"Quando o marketing de uma igreja aponta o pregador, há sempre o risco de diminuir a Palavra de Deus", afirma o sacerdote
30/11/2020 09:11
4 minutos de leitura
Cura pela televisão é possível? Pe. Zezinho desmascara manipulações da fé

Cura pela televisão é possível? O pe. Zezinho publicou via rede social um comentário pessoal em que desmascara as manipulações da fé e, ao mesmo tempo, esclarece que o milagre é possível, mas não por poderes mágicos do pregador.

Eis o que ele escreveu:

Cura pela televisão é possível?

Os católicos pedem alguma catequese que os esclareça sobre algum tema e eu respondo. Não invento temas. Recentemente, chegaram várias perguntas sobre curas pela TV.

A mais comum é a cura pela TV após a bênção do pregador, seguida pela ingestão de um copo de água previamente colocado ao lado do aparelho de TV.

Vale isto? Como pastores e padres usam esta pedagogia, temos os que explicam o fato pela Bíblia, pela Teologia, pela Psicologia e também por práticas de outras crenças. Aquela água ficou benta e passa a ter propriedades curativas ou trata-se de sugestão coletiva?


Muitos curados por este gesto dão testemunho de que a enfermidade desapareceu depois da pregação, da bênção do pregador e do gole de água! Outros dizem que na sua casa ninguém foi curado! Então? Foi o copo de água que milagrosamente virou medicina, ou foi a fé que curaria mesmo sem o copo de água e sem o gesto do pregador? Foi o momento de oração que os tocou ou foi o poder conferido ao pregador?

Mas como? Se o pregador nem sabe a quem estava curando, já que a TV não mostra quem estava orando? Foi a prece? Foi o gesto do pregador? Foi a unidade dos que naquele momento de prece pediram uma graça? Ou foi aquela água na frente da TV? Enfim, foi o pregador ou foi a comunidade orante que conseguiu aquela graça? Onde dois ou três estiverem unidos em meu nome, estarei entre eles! Foi promessa de Jesus.


Minha resposta é: “Se naquele momento alguém foi curado, o copo de água não teve propriedade curativa. E também não foi a prece do pregador”. Mas, sim, um povo reunido em prece uns pelos outros pode, sim, conseguir a graça de alguém entre os telespectadores ser tocado pela graça e sentir a cura.

O milagre não vem do púlpito, nem do microfone, nem do copo de água! Vem da prece de quem ora junto! Os sinais apenas sinalizam. Não transformam água em vinho nem em Corpo de Cristo. Não é transubstanciação. Não é consagração e não é Eucaristia! Nem é sacramento! É um gesto motivador e só isto!

Quando o marketing de uma igreja aponta o pregador como o instrumento daquela cura, há sempre o risco de acentuar o pregador e diminuir a Palavra de Deus!

Milagre pela TV até pode acontecer, mas desconfie dos pregadores que dão a entender que haverá milagre naquele dia…

Fonte: https://pt.aleteia.org
Tags: Pe. Zezinho