Basílica da Sagrada Família em Barcelona bate recorde e entra no Guinness

Basílica da Sagrada Família
10/11/2022 11:11
2 minutos de leitura
Basílica da Sagrada Família em Barcelona bate recorde e entra no Guinness

A Basílica da Sagrada Família em Barcelona foi confirmada no livro dos recordes Guinness 2023 como a igreja de estilo arquitetônico modernista mais alta do mundo. A igreja agora chega a 138 metros, com a inauguração da torre da Virgem e uma estrela de 12 pontas.

A torre foi inaugurada em 8 de dezembro de 2021. A basílica ainda está em construção e a torre de Maria é a primeira das seis torres centrais a ser concluída.

A basílica recebeu a licença oficial de construção em 2019, 137 anos após o início de sua construção sob a direção de Antoni Gaudí, o maior expoente da arquitetura modernista catalã, que começou a trabalhar no projeto em 1883.

O progresso foi lento porque as obras dependiam de doações privadas. As obras foram interrompidas pela Guerra Civil Espanhola, durante a qual os combatentes incendiaram a cripta e destruíram alguns dos projetos do arquiteto e maquetes de gesso.

Gaudí criou várias obras famosas em Barcelona, usando um estilo inspirado em formas naturais e evitando ângulos agudos.

Ele resumiu a sua abordagem dizendo: "A linha reta pertence aos homens, a curva a Deus".

Ao responder sobre quanto tempo levaria para construir o templo, ele disse: "Meu cliente não está com pressa", referindo-se a Deus.

A Sagrada Família foi consagrada e proclamada basílica menor por Bento XVI em 7 de novembro de 2010.

Quando concluída, será a igreja mais alta do mundo, com uma torre central de 172,5 metros.

Fonte: https://www.acidigital.com/