Bênção de inauguração oficial da Escola São Paulo VI

A Escola São Paulo VI foi construída com os recursos financeiros da Igreja do Paraná, especialmente, por meio da ação missionária “Escola para a Missão São Paulo VI”, que foi lançada em setembro de 2019 e concluída em abril de 2022
08/11/2022 08:11
9 minutos de leitura
Bênção de inauguração oficial da Escola São Paulo VI

Em funcionamento desde outubro de 2020, no seu terceiro ano letivo, a Escola São Paulo VI recebeu a bênção de inauguração oficial na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro. Essa bênção era um dos objetivos principais da visita pastoral missionária do arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, à Missão São Paulo VI, na cidade de Quebo, na Guiné-Bissau. 

Por volta das 7h30, as crianças começaram a chegar à escola para mais um dia de aula. Neste terceiro ano letivo, que começou no início de outubro, a escola conta com 157 alunos, divididos em 4 turmas: Jardim de Infância I, II e III, e 1a e 2a classe. Como hoje era um dia especial, muitos pais permaneceram na escola para acompanhar a bênção de inauguração.

A diretora da escola, irmã Helena Yukie Makiyama, apresentou dom Geremias e os demais padres que vieram com ele do Brasil: Emerson Lipinski, Edson Zamiro e Rafael Fuchus. Em seguida, as crianças cantaram um canto que, segundo uma professora, expressa que cada criança é uma luz pequenina que brilha. Assim dizia o canto: “Essa luz pequenina vou deixá-la brilhar. Bem dentro de mim, vou deixá-la brilhar. Onde quer que eu vá, vou deixá-la brilhar”.

Dom Geremias fez uso da palavra, saudando as crianças, os pais, os professores, os missionários e todos os presentes. “Nós estamos aqui em nome da Igreja do Paraná, no Brasil. São 18 dioceses que se reúnem ao redor deste trabalho, que ajudaram a construir, que ajudam a manter, a fim de que tudo possa continuar acontecendo com alegria. A Igreja do Paraná se alegra com esse momento que estamos vivendo aqui”, disse dom Geremias.

Ao finalizar, o arcebispo agradeceu, de forma especial, a todos os professores: “Com a ajuda de todos, a Escola São Paulo VI, com certeza, cumprirá o seu objetivo e contribuirá enormemente para o futuro desta comunidade. Hoje, essas crianças são pequenininhas, mas daqui a 5, 10, 15, 20 anos, serão adultos, pessoas que estarão aí com uma formação bonita, humana e que ajude a construir sempre mais essa cidade”.

O missionário padre Sadi Cordeiro da Silva também fez uso da palavra, motivando os alunos a bater palmas para todos os visitantes. Em seguida, cantou o refrão da música “Amar como Jesus amou”, dizendo às crianças que os visitantes, o bispo e os padres, também são como crianças no coração, porque seguem um jovem chamado Jesus, que veio nos trazer o amor de Deus.

A bênção da escola aconteceu logo em seguida, presidida por dom Geremias. Ele aspergiu com água benta os arredores da escola, as crianças, os professores, os pais e todos os presentes. Na conclusão da bênção, dom Geremias desatou um laço, que estava amarrado entre os dois blocos da escola, oficializando a inauguração da Escola São Paulo VI.

Após a bênção, os alunos viraram-se em direção à bandeira da Guiné-Bissau, que foi hasteada na frente da escola por um dos professores, e cantaram o hino nacional guineense.

Para concluir o momento da bênção, alguns professores fizeram uso da palavra. “Eu só quero agradecer o povo do Brasil, porque sem a ajuda deles não teríamos essa escola, pela qual conseguimos ter amizade e ajudar essas crianças, e hoje temos um sonho grande para um mundo novo, bom, cheio de luz e fraternidade”, disse Maurício Tagme Naquidama.

“Agradecemos aos bispos do Paraná por esse amor e carinho que tem por nós. Nós, professores, estamos lutando para melhorar a situação dessas crianças e o Brasil também está lutando conosco. O meu sonho é estudar e formar, mas por enquanto, estou aqui tentando ajudar as crianças naquele pouco que eu tenho”, expressou Camilo Gilberto Gomes

A secretária da escola, Madina Indi, falou sobre uma das dificuldades que a escola possui, que é a formação dos professores, pois a maioria ainda não tem a formação acadêmica. “Nossos professores estão estudando. Eles têm o sonho de ser médicos, enfermeiros e professores. Mas as condições para isso são difíceis. Agradecemos muito o apoio do Paraná e o esforço que estão fazendo para nossas crianças e a nossa escola, mas se ainda puderem ajudar para que os professores possam formar, seria muito bom para nós. Assim, nossa escola teria professores capacitados para dar um melhor ensino para as nossas crianças”.

“Agradeço o povo do Brasil e os missionários aqui na África, porque eles estão fazendo um bom trabalho. Sabemos que a educação é muito importante e sem ela não podemos fazer nada, porque a escola é a chave para o nosso futuro, com ela conseguimos fazer muitas coisas. Obrigada”, disse Amélia Camala.

Para concluir, dom Geremias concedeu a bênção a todos. Em seguida, os alunos seguiram para suas salas para iniciar mais um dia de aula. No vídeo, a seguir, dom Geremias conta como foi a inauguração.

A Escola São Paulo VI foi construída com os recursos financeiros da Igreja do Paraná, especialmente, por meio da ação missionária “Escola para a Missão São Paulo VI”, que foi lançada em setembro de 2019 e concluída em abril de 2022. Já foram construídos dois blocos, de três previstos. O segundo, no entanto, ainda está inacabado. Sendo assim, a Missão conta com a generosidade do povo paranaense para manter e dar continuidade ao projeto da Escola, que é um sinal de esperança para as crianças e os jovens guineenses.

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: