Escola da Missão dá início ao 3º ano letivo com 160 alunos

11/10/2022 09:10
9 minutos de leitura
Escola da Missão dá início ao 3º ano letivo com 160 alunos

No início do mês, teve início o 3º ano letivo na Escola São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, com 160 alunos. São 6 turmas: 1º, 2º e 3° anos de Jardim de Infância, duas turmas de 1ª classe e uma turma de 2ª classe. No país da Guiné-Bissau, devido ao período de chuvas, que é muito intenso, o ano letivo inicia em outubro e vai até o mês de julho.  

A escola iniciou suas atividades em outubro de 2020, com 3 turmas de jardim de infância. No ano seguinte, os alunos que cursaram o Jardim III avançaram uma etapa e inauguraram a turma da primeira classe, dando início ao que, para nós, corresponde ao Ensino Fundamental. E neste ano, esses alunos da 1ª classe avançaram para a 2ª classe. Essa é a proposta da escola, ir aumentando as turmas gradativamente, à medida que forem avançando as etapas.   

Neste novo ano, assume a direção da escola, a irmã Helena Yukie Makiyama, que chegou na Missão, junto com irmã Maria de Fátima da Costa, na terça-feira, dia 27 de setembro. A escola é administrada pela Missão São Paulo VI, de responsabilidade da Igreja do Paraná, porém, a docência é realizada por professores guineenses, assim como os funcionários são todos locais. 

Irmã Helena afirma que assumir a direção da Escola São Paulo VI é um compromisso que abraça com muito amor. “Tenho consciência que devo continuar o que os missionários já fizeram até aqui, que foram muitas coisas bonitas e boas. A Missão São Paulo VI aposta na educação porque acredita que é um caminho que pode mudar as pessoas e a realidade. Já deu pra perceber que as crianças daqui são muito inteligentes, são curiosas, têm sede do saber, são cheias de possibilidades. Então, investir na educação é algo que vale a pena”, disse a religiosa.  

A escola da Missão São Paulo VI  

Quando a Missão São Paulo VI iniciou no país da Guiné-Bissau, África, em 2014, foram definidos três âmbitos de atuação: evangelização, saúde e educação. Os primeiros missionários enviados, logo começaram o trabalho de evangelização e a colaborar na saúde, ajudando no pequeno hospital da cidade de Quebo, precário em todos os aspectos, e também atendendo as pessoas da comunidade, com curativos e primeiros socorros.   

A educação, inicialmente, era o sonho de construir uma escola no terreno da missão para poder oferecer ensino às crianças e jovens. Esse sonho foi amadurecido, projetado e começou a ser concretizado no ano de 2019, com a construção física da escola. Ao mesmo tempo, professores voluntários no Brasil, em conjunto com educadores guineenses, começaram a construir o projeto político pedagógico da escola.   

A escola está projetada para atender desde o jardim de infância até o ensino técnico. Para isso, escutando a realidade guineense, estão sendo construídos 3 blocos. O projeto arquitetônico foi realizado, voluntariamente, pela arquiteta da diocese de União da Vitória, Letícia Surmas.    

Como a educação é uma necessidade emergencial no país da Guiné-Bissau, os bispos do Paraná decidiram que a escola iria começar com o jardim infantil e ir progredindo, a cada ano, com uma nova etapa.    

A construção e manutenção da escola  

Para construir a escola foram necessários, além de forças humanas e missionárias, também de recursos financeiros. Por isso, a Igreja do Paraná lançou, em setembro de 2019, uma Ação Missionária, a fim de envolver todos os cristãos católicos na causa. Devido às adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, a ação estendeu-se até a Páscoa de 2022. No entanto, as obras prosseguiram e a escola começou a funcionar. Hoje, o projeto dos três blocos está 90% concluído.  

O desafio para os próximos anos será manter a escola funcionando, oferendo uma educação de qualidade às crianças guineenses. Para isso, muitos benfeitores continuam a ajudar financeiramente a escola. “A generosidade das pessoas da Igreja do Paraná vai além das nossas expectativas. Já ajudaram a construir as paredes da escola e agora continuam a chegar ajudas para manter os custos recorrentes, como a contratação dos educadores, a aquisição de materiais e a merenda escolar, que é um dos diferenciais da nossa escola”, afirmou o secretário-executivo da CNBB Sul 2 padre Valdecir Badzinski.    

Bênção oficial da escola 

No mês de novembro, o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, fará uma visita pastoral missionária à Missão São Paulo VI. Ele irá acompanhado de alguns padres, dentre eles o presidente e o tesoureiro da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Emerson Lipinski e padre Edson Zamiro, e da assessora de comunicação da CNBB Sul 2, Karina de Carvalho.  

Entre os compromissos da visita missionária, que deve durar dez dias, dom Geremias vai realizar, na segunda-feira, 7 de novembro, a bênção oficial de inauguração da escola. O arcebispo também vai conhecer a realidade do país e da Igreja da Guiné-Bissau, onde o Paraná assumiu essa missão ad gentes desde 2014, vai visitar outras missões e algumas tabancas (comunidades retiradas).  

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: