Papa recorda o Dia Mundial do Alzheimer

Francisco quis recordar em seus apelos nesta manhã (21), durante a Audiência Geral, as pessoas afetadas pela doença de Alzheimer, neste Dia Mundial de Conscientização, uma doença que muitas vezes faz com que as pessoas sejam “colocadas às margens da sociedade”
21/09/2022 08:09
2 minutos de leitura
Papa recorda o Dia Mundial do Alzheimer

Vatican News

Na audiência geral desta quarta-feira (21/09) o Papa Francisco fez um apelo para recordar o Dia dedicado à conscientização sobre Alzheimer. Estas foram suas palavras:

“Hoje é o Dia Mundial do Alzheimer, uma doença que afeta tantas pessoas que, por causa desta condição, muitas vezes são colocadas às margens da sociedade. Rezemos pelos pacientes de Alzheimer, por suas famílias e pelos que os cuidam amorosamente, para que sejam sempre e cada vez mais apoiados e ajudados. Também associo em oração os homens e mulheres que se submetem a hemodiálise, diálise e transplante, que estão aqui presentes com uma representação”

Situação no Brasil

O dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer para fortalecer a divulgação de informações sobre os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes. No Brasil, o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer foi instituído com a Lei 11.736/2008 . Atualmente, 1,5 milhão de brasileiros sofrem de demência; a maioria tem Alzheimer. Conforme estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, há 30 anos, eram 500 mil e, daqui a 30 anos, serão 4 milhões de brasileiros com essa doença e com demência. Temos de dar mais atenção às pessoas com Alzheimer, aos familiares, aos cuidadores profissionais.

 

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: