Coordenadora da Catequese no Paraná participou do III Congresso Internacional de Catequistas, em Roma

16/09/2022 08:09
6 minutos de leitura
Coordenadora da Catequese no Paraná participou do III Congresso Internacional de Catequistas, em Roma

Sob o tema “O Catequista, testemunha da Vida Nova em Cristo”, mais de mil catequistas de 81 países, dos 5 continentes, participam do III Congresso Internacional de Catequistas, em Roma, nos dias 8 a 10 de setembro. Uma iniciativa do Dicastério para a Evangelização do Vaticano. O evento teve como objetivo analisar a “vocação do catequista”, a partir do ministério recém-criado na Igreja, além de apresentar as boas práticas de evangelização. 

Na manhã do sábado, 10 de setembro, os catequistas participantes do Congresso participaram de uma audiência com o Papa Francisco na Sala Paulo VI. O Papa Francisco agradeceu a eles o “empenho na transmissão da fé”, que é uma importante “responsabilidade” para com as crianças, jovens e adultos que “pedem para realizar um caminho de fé”. 

Representante da catequese no Paraná 

A coordenadora regional da Animação Bíblico-Catequética no Paraná, Débora Pupo, foi uma das participantes do Congresso. No texto abaixo, ela partilha sobre a sua experiência de encontrar catequistas de todo o mundo e os aprendizados que traz para continuar sua missão na pastoral catequética do Paraná:  

“O Terceiro Congresso Internacional de Catequese se concentrou na terceira parte do Catecismo da Igreja Católica. Em seu discurso de abertura o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella, destacou que a catequese é chamada a formar os cristãos para a vida nova em Cristo, por isso é importante pensar a ação catequética como processo de iniciação à vida cristã para formar homens e mulheres novos, dispostos a seguir a Cristo. De fato, as conferências apresentadas buscaram enfatizar a importância da catequese na formação da pessoa e na necessidade de pautar nossa vivência pela prática do amor. É preciso nos questionar se estamos formando seres humanos melhores e se ajudamos nossos catequizandos a desenvolver uma sadia consciência de pecado, ao invés de fortalecer um sentimento de culpa que não ajuda no verdadeiro processo de conversão. 

A presença de tantos catequistas, provenientes de 81 países, nos deu uma maior noção de eclesialidade e de comunhão ao mesmo tempo que os temas abordados nos ajudam a perceber a importância de termos catequistas cada vez mais conscientes de sua missão e dispostos a vivê-la como um serviço à comunidade cristã. O estudo nos grupos divididos por idiomas permitiu olhar para uma responsabilidade urgente que muito desafia a catequese: a educação ecológica como parte de um processo de educação integral. 

Foi possível perceber a importância da formação de catequistas e a urgência em aproximar a catequese da vida de nossas comunidades cristãs. O congresso nos ajudou a fortalecer a consciência de que precisamos de catequistas bem preparados que possam viver com entusiasmo a bela missão de transmitir a fé. 

No discurso de encerramento, o Papa Francisco nos exortou a não cansarmos de sermos catequistas que promovem a aproximação e o crescimento de Cristo em nossos catequizandos. Que possamos ser semeadores de propostas de fé e testemunhas de uma fé viva, que deixa marcas positivas em nossos catequizandos e nas suas famílias. 

Acredito que as reflexões partilhadas no terceiro congresso internacional de catequese nos ajudarão a fortalecer nas dioceses do regional o compromisso pela catequese, pois a instituição do ministério de Catequista nos ajudará a melhor compreender nossa missão e, como nos pede o Papa, não desanimar de anunciar o Evangelho!” (Débora Pupo).  

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: