A infelicidade de um filho é sinal de fracasso dos pais?

No tempo dos filhos planejados e desejados, a sua infelicidade torna-se o fracasso de um projeto de paternidade e maternidade. Cuidado, pois podemos projetar nele(a) a nossa medida reduzida de felicidade
20/07/2022 11:07
9 minutos de leitura
A infelicidade de um filho é sinal de fracasso dos pais?

Ontem deparei-me com uma manchete verdadeiramente chocante. Não é um artigo recente (Abril 202o, na verdade), mas o tema é incandescente. Eu estava na biblioteca à procura de uma boa história de detetive, e o meu olho caiu sobre uma revista de psicologia na qual este conteúdo foi exibido de forma proeminente:

As mães de hoje conseguem tolerar a dor dos seus filhos?

O artigo em questão é de Laura Turuani (psicoterapeuta) e é um mergulho na infelicidade das crianças vistas através dos olhos de uma mãe.

A criança como investimento emocional

“Criamos crianças que são altamente pensadas, desejadas, procuradas, por vezes planejadas apenas após a realização de muitos outros objectivos evolutivos, por vezes geradas com a ajuda de tecnologias sofisticadas. Um nível de preciosidade e investimento afetivo que dificilmente pode ser imune a uma multiplicidade de projeções, expectativas e desejos de sucesso”, escreve Laura Turuani.

Exatamente aqui está a problemática. O que acaba de ser relatado é um retrato que reflete com precisão o erro atual. E não é fácil de discernir. Uma criança é algo muito precioso: isso é evidente, evidente por si mesmo, incontestável. Mas qual é a origem da sua preciosidade?


No tempo das crianças planejadas à mesa ou no laboratório, “feitas no momento certa”, a lógica insidiosa irrompe: a preciosidade passa da presença da criatura em si para a ideia de que é preciosa porque foi querida, desejada, como mais uma peça de gratificação na vida dos pais.


Cada vez mais, compreendemos que a proposta cristã de abertura à vida tem a ver com a raiz mais profunda da nossa humanidade, e não é apenas uma questão reprodutiva. É na realidade uma voz libertadora e encorajadora. Se uma criança é um dom e não um cálculo, então isto preserva o seu valor intocável, que existe antes e fora do amor dos pais.

O horizonte de ‘aqui estás, louvo o mistério e maravilho-me de que estejas aqui’ está no lado oposto do ‘eu te quis, por isso és importante’. A primeira cena enquadra-nos como guardiães de um tesouro maior do que as nossas mãos. A segunda reduz-nos a fabricantes ansiosos, preocupados que o produto esteja à altura das expectativas com que o temos sobrecarregado.


Uma criança não é a “eternidade” de uma mãe

Nas últimas décadas, graças também à difusão dos métodos contraceptivos, que desviaram a sexualidade da procriação, a maternidade tornou-se uma escolha: frequentemente procrastinada, certamente muito investida, e em qualquer caso inseparável de um projeto existencial mais amplo.

Hoje em dia, o papel materno transforma-se numa mulher que, antes de vivenciar a sala de partos, já investiu e cultivou muitos outros eus que agora são considerados indispensáveis. O Eu feminino, o Eu social, o Eu profissional, o Eu conjugal, para citar apenas alguns, exigiram empenho, tempo e a dedicação necessária à necessidade titânica de querer fazer tudo, e fazê-lo da melhor forma possível, que a cultura narcisista de hoje impõe.

A criança é o novo “para sempre”, ainda muitas vezes única, preciosa, tardia, e a mãe prepara-se para acolhê-la, mas também a defendê-la por inteiro, pronta a pôr o seu perfeccionismo ao serviço dos cuidados do filho(a), refinando a sua própria capacidade multitarefa e a sua necessidade de controle.

Laura Turuani

A mãe será isso, se for reduzida a um papel planejado à mesa. Estaria a mentir se dissesse que não me encontrei perfeitamente descrita na citação acima.

No entanto, a experiência cristã derruba a armadilha deste estado de espírito. Sem Deus e o Evangelho, eu ficaria reduzida a uma fragmentação em muitos eus, cada um muito egocêntrico. Todo o meu eu é um dom que recebo quando me vejo amada pelo Pai.

Uma vez que quis esta criança e a trouxe ao mundo, se a sua vida é imperfeita, se passa por momentos de infelicidade, se conhece a queda… inevitavelmente, como mãe, experimento as suas sombras como um fracasso pessoal. O ponto de vista é distorcido ao ponto de plantar a semente do egoísmo na pessoa mais querida que temos, a nossa própria carne e sangue.

Uma criança não é o “para sempre” de uma mãe e de pai, não é o objeto vivo que carrega nos seus ombros o peso de ter de ser a razão da felicidade realizada do seu pai e da sua mãe.

Sufocamos os nossos filhos quando os tratamos como se fossem nossos. Nós os sufocamos num quadro estreito se não reconhecermos primeiro que a sua relação com Deus vem antes do nosso amor. Se eles são nossos, sabemos que somos pessoas que não perdoam o fracasso. Se são de Deus, o fracasso não existe. Em vez disso, há o milagre de uma descoberta surpreendente em cada curva, da qual nós, pais, somos guardiães, aliados, apoiadores. Responsáveis, não mestres.

Dói ver uma criança chorar, vê-la infeliz é terrível. Mas só se eu me reconhecer como incapaz de possuí-la totalmente é que posso ser de grande ajuda para ela. Se o meu filho for meu, a minha reduzida medida de felicidade e a minha ideia de “consertá-lo” prevalecerão.

Por outro lado, se o meu filho é de Deus, então eu estou ao serviço da sua alma que cresce de momento em momento. E só assim posso abraçá-lo sem medo quando o seu coração chora, pois essas lágrimas não são o meu fracasso, mas uma peça do plano de Deus para melhor me mostrar o rosto daquele que eu trouxe ao mundo.

Fonte: https://pt.aleteia.org/
Tags: