Portugal: gêmeos são ordenados padres no mesmo dia

Os irmãos gêmeos e padres Afonso (à esquerda) e Pedro Sousa (à direita) com outro colega (ao centro) durante a ordenação.
05/07/2022 11:07
5 minutos de leitura
Portugal: gêmeos são ordenados padres no mesmo dia

Foto: Youtube / Patriarcado de Portugal


"Família é o primeiro seminário", disse um dos irmãos ao se referir à vocação sacerdotal

Além das semelhanças físicas, os gêmeos Afonso e Pedro Sousa também têm a vocação sacerdotal em comum. Os dois foram ordenados padres na mesma cerimônia, que aconteceu em 3 de julho de 2022, no Mosteiro dos Jerônimos (Lisboa).

O chamado de Pedro veio primeiro. Ele entrou para o Seminário de Penafirme aos 14 anos. Um ano depois, foi a vez de Afonso, depois de receber um convite do irmão. Embora a caminhada vocacional não tenha tido o mesmo início, oficialmente falando, a família teve um papel importantíssimo no discernimento deste chamado. Em casa, ainda na infância, os gêmeos aprenderam a rezar e brincavam de celebrar a Missa. Pedro já dizia que queria ser padre: “O primeiro seminário foi a família”, disse ele à Agência Ecclesia.

“A vida com Jesus nasce necessariamente da família cristã e depois vai-se aperfeiçoando com o caminho concreto de maturidade e na vida com o seminário”, explicou Afonso ao jornal Voz da Verdade.

O caminho até a ordenação sacerdotal

Ao mesmo jornal, os gêmeos padres de 24 anos também falaram sobre o caminho até a ordenação sacerdotal. “Foi um caminho muito belo, de formação, construído em Igreja. Foi conhecer-me, crescer na intimidade com Jesus e descobrir quem eu sou e quem é esta Igreja que eu quero servir e amar”, explicou Afonso. Ele ainda acrescentou que, como sacerdote, quer “levar a todos a alegria cristã”.

Já Pedro Sousa revelou: “Do seminário guardo a experiência do encontro com Jesus e com a Igreja. Uma experiência intensa, que fez perceber o que é o sacerdócio”. Agora, como padre, ele quer “estar ao serviço da Igreja na comunhão com o Bispo, com os padres e com toda a Igreja neste serviço do Reino dos Céus”.

A Missa de ordenação

A ordenação presbiterial aconteceu na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos. Além dos gêmeos, outros oito sacerdotes foram ordenados.

Durante a homilia, o Cardal-Patriarca de Lisboa, D. Manoel Clemente, falou que a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá daqui a um ano, será o marco inicial do ministério dos padres recém-ordenados – uma oportunidade de fazer o “alegre anúncio” de Cristo:


“Este alegre anúncio terá ocasião por excelência na Jornada Mundial da Juventude, que daqui a um ano ofereceremos a uma multidão de gente nova, provinda de todos os continentes. Será para vós, ordinandos de hoje, um marco inicial do vosso ministério, caraterizando-o especialmente como serviço da verdadeira alegria, que só em Cristo se consegue e com Cristo se partilha. Assim a levou a Virgem Mãe, partindo apressadamente ao encontro de Isabel. Assim ireis vós, ao encontro de tantos que vos esperam!”


Fonte: https://pt.aleteia.org/
Tags: