Fátima: Dom Peña Parra apela ao “diálogo e à negociação”, para se chegar a paz

Dom Edgar Peña Parra sublinha importância da escuta, nas relações pessoais e comunitárias, perante multidão de peregrinos.
13/05/2022 14:05
7 minutos de leitura
Fátima: Dom Peña Parra apela ao “diálogo e à negociação”, para se chegar a paz

Fátima - Ecclesia

O arcebispo dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, apelou nesta sexta-feira em Fátima ao diálogo e à escuta, nas relações pessoais e comunitárias, para se chegar a uma “paz estável”.

“Mesmo a nível internacional, pensemos como seria importante escutar as razões do outro e dar prioridade ao diálogo e à negociação, os únicos caminhos para a paz estável e duradoura, em vez de empreender ações inspiradas pela busca gananciosa e apressada dos próprios interesses”, disse, perante os milhares de peregrinos que acorreram à Cova da Iria, para a peregrinação internacional aniversária do 13 de maio.

“A escuta, feita de silêncio que abre o coração, ajuda a acalmar ressentimentos e rancores e reencontrar o caminho da paz”, acrescentou o colaborador do Papa.

Os participantes na celebração rezam hoje “pela paz no mundo, em especial pelas vítimas do conflito na Ucrânia, para que o Senhor abra os corações dos decisores políticos e os leve ao discernimento de que só na paz é possível ser todos irmãos”.

Celebração no Santuário de Fátima - Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Celebração no Santuário de Fátima - Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

No final da Missa desta sexta-feira, vai ser abençoada uma imagem de Nossa Senhora, igual à da Virgem Peregrina, no habitual momento de bênção dos objetos religiosos, que será oferecida à Catedral de Lviv.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor da instituição, assinalou que a intenção de oração pela paz na Ucrânia acompanha “de forma especial” esta peregrinação do 13 de maio, a primeira sem restrições desde o início da pandemia, em março de 2020.

A cerimónia evocou ainda o 40.º da primeira visita de São João Paulo II ao Santuário de Fátima, que passou pela Cova da Iria, sempre em maio, nos anos de 1991 e 2000, para a beatificação de Francisco e Jacinta Marto, os quais seriam canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017.

Dom Edgar Peña Parra, presidente da peregrinação internacional de 2022, disse aos peregrinos que estar em Fátima, neste 13 de maio, “significa sobretudo responder a um chamamento à oração, a depositar no Imaculado Coração o mundo ferido e dilacerado pela falta de paz”.

“No fraterno abraço que vos trago, transmito-vos a saudação e a bênção do Santo Padre, de modo especial a esta Diocese e a esta Cidade, que se rejubilam hoje na Solenidade do 13 de maio, após dois anos de limitações, impostas pela pandemia”, acrescentou.

A homilia, que evocou “o flagelo da guerra e o vírus da pandemia”, falou de Fátima como um “lugar de destaque” para a “obra de renovação da Igreja e do mundo”, com referência à recente “consagração da Igreja e da humanidade ao Imaculado Coração de Maria”, que aconteceu a 25 de março, por iniciativa do Papa, ligando o Vaticano e a Cova da Iria.

“A Virgem Maria, que deu o primeiro lugar à escuta da Palavra, veio a Fátima recordar-nos o essencial, convidando-nos à conversão, a colocar Deus acima do nosso eu”, indicou o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano.

O diplomata da Santa Sé elogiou o “silêncio que se respira” na Cova da Iria, deixando votos de que a Mensagem de Fátima “não seja apenas algo relevante do ponto de vista religioso e histórico, mas que se traduza na prática, pessoalmente, na vida quotidiana”.

Celebração no Santuário de Fátima - Foto: Lusa

Celebração no Santuário de Fátima - Foto: Lusa

A intervenção apontou ainda à próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, com o tema ‘Maria levantou-Se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39).

“Queridos peregrinos de Fátima, levantemo-nos e partamos apressadamente ao encontro de quantos nos rodeiam: sonhemos com eles e, com a ajuda de Deus, não nos cansemos de construir uma Igreja com rosto jovem e belo”, concluiu.

A Missa foi concelebrada por 318 padres e 28 bispos de vários países.

Celebração no Santuário de Fátima - Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Celebração no Santuário de Fátima - Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Nesta peregrinação fizeram-se anunciar 124 grupos organizados, de mais de 20 países.

Segundo dados do Santuário de Fátima, nas celebrações da noite do 12 de maio participaram cerca de 200 mil peregrinos.

OC

Fonte: ECCLESIA

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: Fátima