Nas sextas-feiras da Quaresma, a Via Sacra na Basílica de São Pedro

Ao longo da Quaresma, na Basílica do Vaticano, a memória da Paixão de Cristo se renova nas 14 Estações da Via Dolorosa com a participação dos fiéis. O primeiro encontro será em 4 de março.
03/03/2022 13:03
3 minutos de leitura
Nas sextas-feiras da Quaresma, a Via Sacra na Basílica de São Pedro

Tiziana Campisi - Cidade do Vaticano

A Via Sacra meditada entre as naves da Basílica de São Pedro. Esta é a proposta da Fábrica de São Pedro para o Tempo da Quaresma, voltada a todos os fiéis interessados em participar de um percurso evocativo que terá início em 4 de março sob a estátua de Verônica, à esquerda do Baldaquino de São Pedro. Este momento forte de oração piedosa será realizado nas sextas-feiras do Tempo da Quaresma (até 8 de abril), sempre às 16 horas, hora local.

As 14 Estações são oferecidas pelos Museus do Vaticano que vão expor pela primeira vez à devoção popular, dentro de um templo sagrado, as pinturas pictóricas da "Paixão de Cristo" realizadas pelo artista italiano Gaetano Previati (Ferrara 1852 - Lavagna 1920). As obras de arte permanecerão em exibição na Basílica vaticana até 20 de abril. A excepcional iniciativa artística e espiritual foi possível graças à colaboração entre a Fábrica de São Pedro e os Museus do Vaticano.

As 14 Estações de Gaetano Previati

Previati havia criado "a Paixão" para incentivar a oração por meio da arte. 120 anos após a realização da obra, a Basílica de São Pedro agora oferece essa possibilidade aos fiéis e visitantes. Graças a uma restauração precisa e cuidadosa feita pelos Museus Vaticanos, voltaram ao seu esplendor original as imagens e cores vivas com que narram a crucifixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A sequência de pinturas da Via Sacra de Previati, custodiada pelos Museus do Papa, sublinha o tema da dor e da Paixão de Cristo não só graças à figura imponente, trágica e monumental do Salvador, mas também pelo ritmo cromático e pela parábola luminística que envolvem a sucessão de imagens desde o primeiro painel até as trevas do último, em que se cumpre a Paixão de Cristo.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt