Ucrânia: escoteiros na Praça São Pedro rezam pelo fim da guerra

Por volta das 21h de quarta-feira, 2 de março, cerca de mil jovens escoteiros católicos da Agesci se reuniram na Praça São Pedro com tochas e meditações para uma vigília de uma hora: rezar pela paz faz Deus entrar nos problemas da humanidade.
03/03/2022 13:03
4 minutos de leitura
Ucrânia: escoteiros na Praça São Pedro rezam pelo fim da guerra

Roberta Barbi – Vatican News

A resposta dos escoteiros da Agesci (Associação de Guias e Escoteiros Católicos Italianos) ao convite do Papa Francisco para jejuar e rezar na Quarta-feira de Cinzas pela paz na Ucrânia não demorou: na noite da última quarta-feira (02/03), mil jovens se reuniram na Praça São Pedro às 21h para uma vigília na qual cantaram, refletiram e rezaram em italiano e ucraniano. Uma oração comunitária que se torna um grito forte ao céu, para implorar "de Deus aquela paz que os homens sozinhos não conseguem construir", conforme escreveu o Papa Francisco em sua homilia para a Missa das Cinzas, lida pelo secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

“Bem-aventurados os agentes de paz, pois eles serão chamados filhos de Deus.”

O centro da vigília dos escoteiros é a leitura do Sermão da Montanha do Evangelho de Mateus, um momento de reflexão que se torna emoção quando essas mesmas palavras ressoam em ucraniano no frio da Praça São Pedro. Os organizadores também incluíram a história de Caim e Abel do Livro do Gênesis, aquela história das "raízes do mal" em que o homem, nomeado guardião de seu irmão, torna-se seu assassino, descobrindo a violência e o pecado. Palavras que são explicadas por outras palavras, extraídas da Encíclica de Francisco, Laudato si': "Quando todas estas relações são transcuradas, quando a justiça não mais habita na Terra, a Bíblia nos diz que toda a vida está em perigo".

Como João Paulo II: o compromisso na base da construção da paz

A vigília prosseguiu com a oração do Salmo 31, com a leitura da coleta para a missa em tempo de guerra, com as palavras do profeta Isaías e com a oração universal das intenções que vão desde às Igrejas do mundo inteiro aos refugiados, às vítimas, aos mais frágeis e vulneráveis que estão fugindo do horror, e aos que não puderam ou não quiseram fugir. Era tarde da noite quando as velas foram apagadas no frio e com o conforto no coração de ter feito novamente suas as palavras de João Paulo II: "Rezar pela paz significa abrir o coração humano à irrupção do poder renovador de Deus".

Foi uma iniciativa simples, tão simples quanto o estilo escoteiro, mas ao mesmo tempo uma resposta forte e clara, mais forte que as bombas, porque, como o Papa nos lembrou muitas vezes, o Senhor escuta as orações de todas as suas criaturas, inclusive dos escoteiros que estavam ali na praça, cansados, com os olhos vermelhos de sono, prontos para irem à escola no dia seguinte.


Oração dos escoteiros da Agesci na Praça São Pedro

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: