Presidência do Celam é recebida no Vaticano pelo cardeal Parolin

O encontro foi um espaço propício para falar sobre a primeira Assembleia Eclesial da América Latina, realizada em novembro de 2021, e sobre os desafios pastorais que emergem do processo que se desenvolveu, numa perspectiva participativa. Também foi falado sobre o caminho que a Igreja da latino-americana e do Caribe está fazendo em direção ao Sínodo. A presidência do Celam reafirmou seu apoio e colaboração permanente, tendo em vista o caminho que foi programado, sobretudo em nível continental
17/02/2022 17:02
2 minutos de leitura
Presidência do Celam é recebida no Vaticano pelo cardeal Parolin

Vatican News

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) reuniu-se na quarta-feira, 16 de fevereiro, no Vaticano, com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. Participaram do encontro o presidente do Celam e arcebispo de Trujillo, no Peru, dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte; o presidente do Conselho de Assuntos Econômicos e arcebispo de Monterrey, no México, dom Rogelio Cabrera; o secretário geral e arcebispo de San Juan de Cuyo, na Argentina, dom Jorge Eduardo Lozano; e o subsecretário, padre Pedro Bassesco.

Primeira Assembleia Eclesial da América Latina

O encontro, segundo uma nota do Celam, foi um espaço propício para falar sobre a primeira Assembleia Eclesial da América Latina, realizada em novembro de 2021, em presença e virtualmente, e sobre os desafios pastorais que emergem do processo que se desenvolveu, numa perspectiva participativa.

Caminho rumo ao Sínodo dos Bispos

Também foi falado sobre o caminho que a Igreja da latino-americana e do Caribe está fazendo em direção ao Sínodo. Diante desta questão, a presidência do Celam reafirmou seu apoio e colaboração permanente, tendo em vista o caminho que foi programado, sobretudo em nível continental.

Situação social, política e eclesial de alguns países

Na última parte do encontro foi analisada a situação social, política e eclesial de alguns países do continente e foi apresentado o progresso dos trabalhos de construção da nova sede do Celam em Bogotá, na Colômbia.

(com Sir)

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt