Cuidados paliativos, Paglia: são necessários compromisso e dedicação, não leis precipitadas

Está em andamento on-line o "Laboratório Internacional sobre Cuidados Paliativos", organizado pela Pontifícia Academia para a Vida que reúne especialistas de todo o mundo para debater sobre a assistência a ser oferecida aos pacientes em fim de vida, do ponto de vista médico, espiritual e humano.
11/02/2022 18:02
11 minutos de leitura
Cuidados paliativos, Paglia: são necessários compromisso e dedicação, não leis precipitadas

Tiziana Campisi/Jean-Charles Putzolu – Vatican News

Os cuidados paliativos são um direito real e é bom que esta consciência esteja se espalhando. Foi o que afirmou o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Vincenzo Paglia, ao abrir, na quarta-feira (09/02), o webinar de três dias intitulado "Laboratório Internacional de Cuidados Paliativos", organizado pela Pontifícia Academia para a Vida. Mais de 300 especialistas conectados on-line, enquanto palestrantes de diferentes países europeus sobre cuidados paliativos em todo o mundo estão se alternando presencialmente. Como parte do projeto "PAL-LIFE: An Advisory Working Group on Diffusion and Development of Palliative Care in the World", lançado pela Pontifícia Academia em 2017 com o objetivo de contribuir para a difusão da cultura dos cuidados paliativos no mundo contra a legalização da eutanásia e do suicídio assistido, a conferência está analisando a questão no âmbito internacional. Na sexta-feira, 11 de fevereiro, se falará sobre a legislação italiana. A Pontifícia Academia para a Vida também promoveu e publicou o Livro Branco para a Promoção dos Cuidados Paliativos no mundo, disponível em italiano, inglês, alemão e espanhol.

Abordagem holística e cuidado no mundo

Os discursos de 9 de fevereiro, dia da abertura dos trabalhos, apresentaram uma realidade variada. Os cuidados paliativos são cada vez mais necessários no mundo, destacou-se, pois oferecem uma abordagem holística do cuidado ao paciente, ampliando a visão para a pessoa como um todo e também para o contexto em que o paciente vive com os familiares, e envolvendo o tema da busca de sentido do momento mais delicado da existência, o último. "Os nossos pacientes", disse Kathleen Benton, do Hospice Savannah, nos EUA, "querem uma assistência que não seja apenas médica, mas humana, espiritual. Compassivo". Da realidade africana, descrita por Emmanuel Luyirika, da Associação Africana de Cuidados Paliativos, emerge a necessidade de levar os governos a investir em tecnologias, especialmente no oeste do continente, enquanto na Europa, conforme especificou o espanhol Carlos Centeno da Universidade de Navarra, os cuidados paliativos não são muito difundidos, especialmente nos países do Oeste, e completamente ausentes no Leste. Outro capítulo diz respeito aos cuidados paliativos pediátricos, a serem aumentados exponencialmente. Também foi enfatizado que devem ser superadas as barreiras culturais e médicas ligadas à limitação de opióides, que muitas vezes são um remédio farmacêutico válido para a dor. A segunda parte do webinar analisou a situação em países que legalizaram o suicídio assistido. As intervenções de Chris Gastmans e Johan Menten, da Universidade de Leuven, e do mons. NoelSimard, canadense, concordaram com o papel de uma medicina do "cuidado" como uma alternativa às derivas da eutanásia.

Não ao suicídio assistido e à eutanásia

Dom Vincenzo Paglia durante os trabalhos observou que os cuidados paliativos “agem no respeito e na promoção da dignidade da pessoa, evitando atalhos que a mortificam, como as várias formas de tirar a vida, da assistência ao suicídio à eutanásia”. Em nossa entrevista ele explica o que exatamente se entende por cuidados paliativos, oferecendo-nos um panorama da legislação sobre o assunto existente hoje no mundo:

Dom Paglia em que consistem concretamente os cuidados paliativos para a Igreja?

Já promovemos um Livro Branco que explica o que são as curas, porque há uma enorme ignorância e também uma grande subestimação delas mesmo no nível acadêmico. Devo dizer com grande satisfação que depois de uma dessas conferências a universidade estadual de Milão estabeleceu uma cátedra universitária de cuidados paliativos e, portanto, nesse sentido, não é um aspecto secundário. Os cuidados paliativos têm uma dimensão clínica muito elevada e esta é a vertente científica. Depois, há um aspecto cultural. Porque falar de cuidados paliativos não significa falar de uma dimensão ou de um cuidado quando não há mais nada a fazer, mas significa acompanhar os últimos momentos de um doente antes da sua morte, para que receba todos os tratamentos clínicos e ajudas possíveis, humano, psicológico e espiritual, de proximidade. Ninguém deve ser deixado sozinho em um dos momentos ou tempos mais difíceis de sua vida. Para nós fiéis, há uma engrenagem extra: é mostrar que a morte não é o fim, mas é uma passagem. Isso faz parte de uma dimensão espiritual que devemos promover. A ignorância é enorme. Na Itália, por exemplo, existe uma boa lei sobre cuidados paliativos, mas é totalmente ignorada e pouco aplicada. Conseguimos finalmente, também através de reflexões e contatos com o Ministério da Saúde e com a Comissão de Governo que presido para a assistência aos idosos, incluir cuidados paliativos domiciliários gratuitos para quem deles necessitar. O que é preciso hoje é refletir bem sobre o que são, ajudar na sua aplicação, ajudar as famílias e, sobretudo, evitar a solidão nos momentos difíceis. Na minha opinião, a posição da Igreja é muito clara, mas não só a da Igreja. Muita cultura humanista se opõe distintamente a causar a morte, qualquer morte. Tanto a da eutanásia quanto a do auxílio ao suicídio assistido. Somos contra o suicídio, absolutamente. A morte deve ser evitada e a persistência terapêutica deve ser evitada. Essas duas dimensões têm em comum o poder sobre a morte: ou enfrentá-la ou atrasá-la de maneira inconveniente. No meio está o acompanhamento. Este é, na minha opinião, o sentido plenamente humano.

O senhor acha que há pessoas suficientes no mundo que têm acesso aos cuidados paliativos ou ainda há muito progresso a ser feito?

Há muito progresso a ser feito. Em nosso webinar internacional estamos examinando, por exemplo, a diversidade nos países, penso na África. Há lugares onde os cuidados paliativos não existem, como muitos países do Oriente Médio ou da Ásia. Penso nas dificuldades em muitas partes da América Latina e nas soluções precipitadas de muitos países do norte. Gostaria que a Pontifícia Academia para a Vida promovesse encontros mundiais desse tipo em todo, e já estamos a preparando. Em breve faremos na Espanha e em Portugal, gostaria de fazê-lo nos Estados Unidos e nos países do Extremo Oriente. Evitar resolver uma questão delicada às pressas e leis desumanas. Acompanhar quem morre não é fácil, exige sacrifício e paixão, compromisso e dedicação. E é isso que precisa ser feito.

Com o envelhecimento da população mundial, a questão do fim da vida é cada vez mais atual. As universidades católicas desempenham um papel importante? O senhor falou de formação...

O próprio Livro Branco que produzimos, já o enviamos. Deve ser absolutamente uma dimensão prioritária das universidades católicas, especialmente aquelas relacionadas à medicina e ao tratamento. Fazer sua esta perspectiva de aprofundamento do que significa cuidados paliativos, entendidos como acompanhamento ao mais alto nível clínico, cultural, espiritual e social.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt