Concluída a visita de Peña Parra aos Emirados Árabes Unidos

Durante sua estadia, o substituto da Secretário de Estado inaugurou a Nunciatura Apostólica em 4 de fevereiro, uma data significativa para o país e para a Santa Sé devido à recorrência de vários aniversários, incluindo o segundo Dia Internacional da Fraternidade Humana. A visita foi marcada por várias etapas e encontros.
10/02/2022 17:02
6 minutos de leitura
Concluída a visita de Peña Parra aos Emirados Árabes Unidos

Tiziana Campisi – Vatican News

Cinco dias intensos, cheios de esperança e de vida cristã, foram vividos pela delegação do Vaticano nos Emirados Árabes Unidos por ocasião da abertura da Nunciatura Apostólica. Por ocasião da inauguração da sede da Representação Pontifícia, o substituto da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra, visitou Abu Dabhi de 1º a 6 de fevereiro, acompanhado por monsenhor Yoannis Lahzi Gaid, membro do Alto Comitê para a Fraternidade Humana e ex-secretário pessoal do Papa Francisco. No aeroporto de Abu Dabhi em 2 de fevereiro, a delegação foi recebida pelo Subsecretário Adjunto para Assuntos Protocolares do Ministério das Relações Exteriores, Alia Al-Mahrazi, e depois foi acompanhada durante toda a viagem, em nome do Governo, pelo Secretário Geral do Conselho de Sábios Muçulmanos, Sultão Faisal Al Remeithi.

Missa no Dia da Vida Consagrada

Na sua chegada, dom Peña Parra iniciou imediatamente seus compromissos oficiais encontrando-se com o Tenente-General Sheikh Saif bin Zayed Al Nahyan, vice-primeiro ministro e Ministro do Interior, e à noite presidiu a celebração eucarística do Dia da Vida Consagrada, na catedral de São José da qual participaram dom Paul Hinder, Vigário Apostólico para a Arábia meridional, monsenhor Kryspin Dubiel, Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica, e um grande grupo de sacerdotes. "Corremos o risco de perder a esperança e até mesmo de nos perguntarmos se o esforço vale a pena", disse o substituto da Secretária de Estado que convidou os presentes a não desanimarem diante da adversidade, ressaltando que até Jesus foi vítima de "rejeição e incompreensão", foi traído e enfrentou o Calvário, mas no final "suportando pacientemente, ele ganhou para nós a coroa da vitória". Dom Peña Parra salientou que a paciência é uma virtude cardinal que alimenta a esperança típica da comunidade católica, também daquela pequena: de fato, "cada parte do Corpo de Cristo, a Igreja, tem um papel a desempenhar".

A nova Nunciatura "lugar de encontro e diálogo”

A cerimônia de abertura oficial da Nunciatura, presidida pelo Substituto da Secretaria de Estado, foi realizada em 4 de fevereiro, dia que marcou uma série de aniversários: o 50º aniversário da fundação do país, o segundo Dia Internacional da Fraternidade Humana, o 15º aniversário das relações diplomáticas entre os Emirados Árabes e a Santa Sé e o terceiro aniversário da assinatura do Documento da Fraternidade Humana pelo Papa Francisco e o Grão Imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb. E foram a Fraternidade e o Documento os temas do discurso de dom Peña Parra. "Ao assinar o Documento, o grão Imame e o Papa", disse, "expressaram seu desejo de que possa servir como um guia para que as gerações futuras promovam uma cultura de respeito mútuo, na consciência da grande graça divina que torna todos os seres humanos irmãos e irmãs". O diálogo, reiterou, é a única maneira de melhorar a cooperação e a compreensão mútua e a nova Nunciatura encarna este objetivo como um catalisador de esperança e fraternidade, um lugar de encontro e diálogo "por muitos anos". A inauguração contou com a presença, entre outros, de Noora Al Kaabi, Ministra da Cultura e Juventude, e Omar Ghobash, Ministro Assistente da Cultura. O Substituto da Secretaria de Estado expressou sua gratidão às autoridades civis por sua assistência à Santa Sé na construção do edifício que abriga a Nunciatura, e também agradeceu ao xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro e Ministro da Defesa de Abu Dhabi, Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

A visita à Expo Dubai 2020

Entre as etapas importantes da viagem de dom Edgar Peña Parra a visita ao pavilhão da Santa Sé na Expo Dubai 2020 e seu encontro com o xeique Nahyan bin Mubarak Al Nahyan, Ministro da Tolerância e Coexistência.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt