Líbano: Dom Gallagher irá a Beirute levar a proximidade do Papa

A visita de Dom Richard Gallaggher será de 31 de janeiro a 4 de fevereiro e incluirá encontros com autoridades políticas e religiosas. O Líbano que há 75 anos estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé, está passando por uma grave crise social, política e econômica. O pensamento particular do Papa Francisco pela Terra dos Cedros
28/01/2022 12:01
5 minutos de leitura
Líbano: Dom Gallagher irá a Beirute levar a proximidade do Papa

Michele Raviart – Vatican News

O Líbano e a Santa Sé estabeleceram relações diplomáticas há 75 anos e desde então ocorreram inúmeras iniciativas de colaboração. Agora a grave crise social, econômica e política que atualmente o país passando, será mais uma das razões da visita de Dom Paul Richard Gallagher, Secretário de Relações com os Estados do Vaticano, à capital, Beirute de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Uma viagem que pretende expressar a preocupação e proximidade do Papa Francisco com o povo libanês e a Igreja neste momento de grande dificuldade.

Um ano de aniversários

Além dos 75 anos de relações diplomáticas neste ano comemora-se o 25º aniversário da visita de São João Paulo II ao país, por ocasião da assinatura, em 10 de maio de 1997, da Exortação Apostólica pós-sinodal Uma Nova Esperança para o Líbano, fruto do Sínodo realizado em Roma, em 1995. Também a viagem apostólica de Bento XVI em 2012, dez anos atrás. Na ocasião, foi assinada em Beirute uma Exortação Apostólica pós-sinodal, Ecclesia in Medio Oriente, após o Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio de 2010.

O programa da viagem

Durante sua estada, Dom Gallagher encontrará autoridades estatais, patriarcas e bispos católicos e ortodoxos, bem como líderes religiosos muçulmanos e drusos e personalidades do mundo da cultura e da política. Ele também visitará alguns lugares e comunidades significativas e participará da abertura do simpósio sobre "João Paulo II e Líbano”, organizado pela Universidade do Espírito Santo de Kaslik".

A proximidade do Papa com o Líbano

Portanto Dom Gallagher levará o afeto e a proximidade do Papa a todos os libaneses. Francisco nunca deixa de pensar nesta terra: recentemente, em 10 de janeiro passado, encontrando-se com o Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé, ele renovou sua oração pelo "querido povo libanês, sofrendo uma crise econômica e política e na luta para encontrar uma solução", esperando que "as reformas necessárias e o apoio da comunidade internacional ajudem o país a permanecer firme em sua identidade como modelo de convivência pacífica e de fraternidade entre as diversas religiões presentes". Em 25 de novembro do ano passado, ao receber o Primeiro Ministro do Líbano, Najib Mikati, no Vaticano, ele disse que o Líbano é "uma mensagem, e também uma promessa, pela qual lutar" e acrescentou esta oração: "Senhor Deus, toma o Líbano pela mão e diz-lhe: Levanta-te!

Por fim, no Dia de Oração e Reflexão pelo Líbano, realizado no Vaticano em 1º de julho de 2021, o Papa reiterou com força: "Basta com os lucros de poucos, à custa da pele de muitos! Basta com fazer prevalecer verdades de parte sobre as esperanças da gente!. Basta com usar o Líbano e o Oriente Médio para interesses e lucros alheios! É preciso dar aos libaneses a possibilidade de serem protagonistas dum futuro melhor, na sua terra e sem interferências indevidas". E concluiu: "Irmãos e irmãs, oxalá se dissipe a noite dos conflitos e ressurja uma aurora de esperança. Cessem as animosidades, extingam-se os dissídios e o Líbano volte a irradiar a luz da paz".

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: Líbano