Irmã Giaretta: acolher o grito de dor do Papa em prol das mulheres

A religiosa, que sempre esteve na linha da frente na salvação de vítimas de violência e tráfico, comenta as palavras de Francisco que, na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, recordou que "ferir uma mulher é ultrajar Deus".
06/01/2022 12:01
7 minutos de leitura
Irmã Giaretta: acolher o grito de dor do Papa em prol das mulheres

Benedetta Capelli – Vatican News

"Uma batalha cultural em que a sociedade, as escolas e mesmo a Igreja devem estar envolvidas, cuidando das emoções das crianças para que elas possam tornar-se adultos conscientes". A irmã Rita Giaretta tem o dom da clareza, fruto dos anos passados nas ruas, recolhendo os pedaços de mulheres "massacradas", como ela diz, pela violência e abusos. O seu trabalho deu vida à "Casa Rut" em Caserta, que em 25 anos de vida acolheu 600 mulheres e os seus filhos libertados do tráfico, e à “Casa del Magnificat”, em Roma. Ela também repete o "Basta" pronunciado pelo Papa Francisco na homilia da Missa de 1º de janeiro, na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus.

A coragem de dizer "basta”

"Nas palavras do Papa Francisco", diz a irmã Rita, "ouço um grito de dor, de indignação perante toda esta violência, mas também a coragem e a força para denunciar e dizer 'basta', que deve ser levado a sério na Igreja, nas instituições, na política e nas famílias. "Olhemos para o Natal, quando celebramos um Deus que se torna humano, que encontra a carne, que precisa do ventre de uma mulher e pede gentilmente o seu consentimento". "Como mulher, durante anos empenhada em acolher este grito, este cansaço, este sofrimento, esta violência, este cancelamento da vida de tantas mulheres", diz ela, "chegamos a um ponto em que precisamos unir as forças”.

A voz das mulheres

A irmã Rita fala da batalha cultural a ser enfrentada diante da violência que por vezes é percebida como um dado de fato. Devemos partir do modelo masculino que é proposto, "ajudar os homens a verem-se de forma diferente, caso contrário não sairemos disso". A voz das mulheres, diz ela, deve ser ouvida, especialmente no seu desejo de mudança, "mas não para oferecer oportunidades, simplesmente fazendo falar o Evangelho, vivendo-o porque no Evangelho havia discípulos e discípulas, Jesus precisava de mulheres e homens, e unia, em Cristo estamos todos com as nossas diferenças, mas somos um". "A Igreja é mulher, leva a humanidade dos filhos", o Papa reiterou na sua homilia de 1º de Janeiro; um conceito que a irmã Rita sente particularmente seu e recorda modelos de grandes santas "que com coragem e grande liberdade" deixaram uma marca importante, entre elas "Santa Clara, Santa Catarina de Sena e Santa Angela Merici, fundadora das Ursulinas". "A força para nós, religiosas, é o dom do carisma, mas é importante ter o cuidado de o fazer viver na especificidade de cada mulher, num contexto de comunhão e fraternidade, sem nunca sufocar a dignidade".

O medo de educar

Os últimos casos na imprensa na Itália - um pai que matou o seu filho e tentou matar a sua ex-esposa - tocam as consciências. Uma mulher que sofre violência na família marca a vida dos seus filhos, que olham para esse modelo para comunicar a sua raiva ou impaciência. “Deve chegar um momento em que esse círculo vicioso deve ser quebrado", diz a irmã Rita, "e um processo cultural, educacional e de formação deve assumir o controle para aprender o respeito e o reconhecimento pelos outros”. "Quando chega a violência, é porque a mulher se torna propriedade, uma mercadoria. É uma mentalidade que causa a morte. Devemos ensinar as crianças a não terem medo de chorar, explica, dizendo-lhes que é bonito comover-se diante de um animal, de uma flor, de um pôr-do-sol. "Por que evitar o espanto, a maravilha? É preciso trabalhar a dimensão dos sentimentos, das emoções. O desafio é educar, mas o meu receio é que hoje todos tenhamos medo de educar".

Dor, ouro precioso

Qual é a forma de fazer florescer uma mulher maltratada? Para a irmã Rita os passos são lentos "porque as feridas continuam a sangrar, mas é necessário dizer-lhes que a ferida permanece e dói, mas que o muro pode ser ultrapassado, que a dor também pode ser transformada em ouro precioso". Chamar as pessoas pelo nome, não as trancar em definições pré-concebidas: é muito. "O que significa nascer de novo eu compreendi destas mulheres que, nas nossas experiências como mulheres da Igreja, com a nossa presença, com a nossa maternidade, descobriram um mundo diferente". "Devemos partir do olhar, com ternura, com confiança e com esperança. Sem esta base de humanidade que Jesus nos trouxe, não iremos longe". A Irmã Rita conclui: "Basta um olhar e você sente que está tocando o céu, e através de nós elas sentem que existe Emmanuel, Deus-conosco, e nós também o sentimos. Precisamos de muita concretude, de muita humanidade".

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: