Taizé, o Papa aos jovens: não ao pessimismo, busquemos juntos soluções aos desafios

Em mensagem assinada pelo cardeal Parolin, o Papa Francisco se dirige aos jovens da Europa que participam do encontro de Turim, no norte da Itália, em modo virtual para rezar e refletir sobre as questões mais prementes do momento: sede "peregrinos da confiança"
30/12/2021 17:12
5 minutos de leitura
Taizé, o Papa aos jovens: não ao pessimismo, busquemos juntos soluções aos desafios

Adriana Masotti/Raimundo de Lima – Vatican News 

Pela segunda vez, devido à pandemia, o 44º Encontro Europeu de Jovens de fim de ano, promovido pela Comunidade de Taizé, não poderá ser realizado em presença como de costume. Em nota, a Comunidade havia informado os participantes no início de dezembro que não seria "possível realizar o encontro europeu em Turim como planejado". Entretanto, tudo só foi adiado para 7-10 de julho de 2022, quando as igrejas e a cidade de Turim – na região do Piemonte, norte da Itália - receberão os jovens participantes, que finalmente poderão viver juntos momentos de oração, intercâmbio e trabalho.

Francisco: faço-me perto de vós no pensamento e na oração

Contudo, a primeira parte online do evento já está em andamento desde esta quarta-feira, 29 de dezembro, e prosseguirá até o próximo sábado, 1º de janeiro, uma primeira parte do evento on-line, conduzida a partir de Turim, por alguns irmãos de Taizé e com a participação de jovens da Região. A todos aqueles que, através da Internet, experimentarão este momento de fraternidade, o Papa Francisco assegura a proximidade "em pensamento e oração" e envia "suas mais calorosas saudações".

As muitas perguntas do presente

"Vosso encontro – lê-se na mensagem assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin – se realiza num momento em que há numerosas inquietações. Muitos estão se perguntando: nosso planeta tem futuro? Que responsabilidades temos que assumir para assegurar-lhe a salvaguarda e tornar a terra habitável?" A questão para os jovens, é enfatizada, citando o tema escolhido para a iniciativa, é como podemos hoje "nos tornar artesãos da unidade"? O Papa Francisco reconhece que os jovens, ao invés de "ceder ao pessimismo", decidiram enfrentar corajosamente estas questões e buscar respostas juntos na escuta da Palavra de Deus. "É quando estamos juntos que o Espírito de Deus sopra de modo especial", continua o texto, lembrando o percurso sinodal empreendido pela Igreja ao buscar "se tornar mais disponível à obra do Espírito", na consciência de quanto os discípulos de Cristo "precisam uns dos outros".

Vós sois parte das soluções que o mundo procura

"Vós escolhestes não desviar vossos olhos do sofrimento humano e das evidentes urgências do momento - prossegue a mensagem -, mas olhar para estas realidades na confiança que vos é dada por participar das soluções. Pois se não faltam os motivos de angústia, é igualmente verdade que o Espírito de Deus não cessa de operar e de despertar criadores de fraternidade, de solidariedade e de unidade". O Papa Francisco "pede ao Espírito Santo que vos abençoe, jovens católicos, ortodoxos e protestantes que se unem ao Encontro europeu", assegura o cardeal Parolin, "e vos confia à proteção da Virgem Maria", para que "possais continuar sendo peregrinos da confiança para onde quer que o Senhor vos mande".


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: Taizé