Católicos nos Emirados Árabes Unidos ganham nova igreja

Cerca de 2.500 fiéis formam a comunidade católica na região de Ruwais, onde foi construída a Igreja de São João Batista. São principalmente filipinos e indianos, provenientes principalmente de Kerala, mas também há coreanos e outros de diversos países. O Vigário Apostólico da Arábia Meridional celebra a liturgia de consagração do novo local de culto na manhã desta sexta-feira.
16/12/2021 14:12
5 minutos de leitura
Católicos nos Emirados Árabes Unidos ganham nova igreja

Vatican News

A comunidade católica nos Emirados Árabes Unidos ganha mais uma igreja. Será a nona no país árabe, à qual se somará em breve a igreja em construção na cidade portuária de Jebel Ali, destinada principalmente aos católicos de língua árabe, em sua maioria maronitas.

De fato, às 18 horas locais desta quinta-feira, 16, será oficialmente inaugurada a Igreja São João Batista em Ruwais, a 250 km de Abu Dhabi, na presença de vários xeques, representando as autoridades do país árabe.

Já na manhã da sexta-feira, 17, será celebrada a liturgia de consagração do novo local de culto, presidida por Dom Paul Hinder,  à frente do Vicariato Apostólico da Arábia Meridional, que inclui os territórios dos Emirados, Kuwait, Omã e Iêmen.

Logo após a criação da Paróquia São João Batista em 30 de dezembro de 2018 - cujo pároco é o capuchinho Thomas Ampattukuzy - foi iniciada a construção da nova igreja, mas “demorou mais que o previsto, devido às interrupções devido à Covid-19”, contou à Agência Fides o Vigário Apostólico Dom Paul Hinder. Neste meio tempo, as liturgias eram celebradas em estruturas temporárias e improvisadas. 

A comunidade católica da região de Ruwais – informou ainda Dom Hinder - inclui cerca de 2.500 pessoas, “principalmente filipinos e indianos, estes vindos principalmente de Kerala, mas também há coreanos e outros de diversos países”.

O complexo industrial e residencial de Ruwais representa um exemplo emblemático de como os conglomerados urbanos nascem nos Emirados e também em outros países da Península Arábica. O que antes era um pequeno lugarejo habitado por um punhado de pescadores se transformou nas últimas décadas em uma das áreas industriais mais avançadas do Oriente Médio, graças a investimentos multimilionários impulsionados pelo desenvolvimento da indústria de petróleo e gás no Emirado de Abu Dhabi.

O conjunto habitacional Ruwais desenvolveu-se a 10 quilômetros das instalações industriais, com uma rede de serviços que inclui comércio, escolas, bancos, mesquitas, clínica e hospital e uma vasta oferta de instalações desportivas e recreativas.

Depois da inauguração da Catedral de Nossa Senhora da Arábia, consagrada na sexta-feira 10 de dezembro em Bahrein pelo cardeal Luis Antonio Tagle, a consagração da nova igreja em Ruweis também representa um momento de alegria e relevância para uma comunidade católica muito diversificada, que surgiu a partir de interesses vitais e concretos que impulsionaram e impulsionam milhões de pessoas a deixarem suas terras em busca de um melhor salário em locais de exploração petrolífera, nos canteiros de obras, nas casas de moradores abastados. O efeito - inesperado e não procurado - é que nunca houve tantos cristãos na Península Arábica, após séculos de inatividade que se seguiram à primeira e empolgante progressão missionária, realizada pela antiga Igreja do Oriente.

*Com informações de Agência Fides

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt