Lâmpada da Paz será entregue a António Guterres no sábado

Nas edições precedentes, a Lâmpada da Paz foi entregue à chanceler alemã Angela Merkel, ao ex-presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, ao rei da Jordânia Abdullah II e ao presidente da República italiana Sergio Mattarella.
16/12/2021 14:12
4 minutos de leitura
Lâmpada da Paz será entregue a António Guterres no sábado

Vatican News

Os frades do Sacro Convento de Assis farão a entrega da "Lâmpada da Paz" ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres às 12h45 do próximo sábado, 18 de dezembro, na Igreja superior da Basílica de São Francisco. A cerimônia, será transmitida ao vivo pelo site sanfrancesco.org.

Contemporaneamente à cerimônia de entrega será gravado o 36º Concerto de Natal, a ser transmitido em Eurovisão pela Rai Cultura na Rai1 no sábado, 25 de dezembro, às 12h30, após a mensagem Urbi et Orbi do Santo Padre.

O secretário será recebido pelo Custódio do Sacro Convento de Assis, Fr. Marco Moroni, que visitará o túmulo de São Francisco e a igreja inferior da Basílica de San Francisco. A cerimônia contará com a presença, entre outros, do rei Abdullah II da Jordânia, do presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Gualtiero Bassetti, e um representante do Governo italiano.

A Lâmpada da Paz – explica o Sacro Convento - será entregue ao secretário-geral das Nações Unidas “por seu incansável trabalho de mediação política na complexidade de nosso mundo marcado por tantos conflitos, guerras, injustiças e degradação do ser humano e da criação; um compromisso profuso com um estilo dialógico e cordial, um estilo de humanismo fraterno. No processo de transformação que se torna ainda mais necessário hoje, a ONU desempenha um papel decisivo como laboratório da paz: é urgente repensar o futuro da nossa casa comum e do nosso projeto comum”.

Nas edições precedentes, este reconhecimento foi atribuído ao presidente da República da Colômbia Juan Manuel Santos - “pelo esforço realizado nos processos de reconciliação com as FARC” -; à chanceler alemã Angela Merkel - que “na sua Alemanha e na Europa, se destacou no trabalho de conciliação em favor da coexistência pacífica dos povos” - ; ao rei da Jordânia Abdullah II - por "sua ação e compromisso voltados para a promoção dos direitos humanos, a harmonia entre as diferentes religiões e o acolhimento de refugiados" e ao presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, pelo "compromisso voltado a prevenir as formas de ódio, abuso e egoísmo que ameaçam a segurança e a convivência pacífica e pela promoção de uma sociedade mais livre, justa e fraterna, que permita integral o desenvolvimento humano de cada pessoa”.

“Conceder a Lâmpada da Paz ao secretário-geral das Nações Unidas por seu grande trabalho pela paz em favor da humanidade - disse o diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis, padre Enzo Fortunato - é um sonho que há anos temos levado no coração".

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt