Bispos italianos: rumo ao Natal com os Reis Magos

O texto da Novena de Natal de 2021 da Conferência Episcopal Italiana é inspirado na experiência dos Reis Magos e em sintonia com o caminho sinodal para transformar a antiga tradição em uma ocasião de catequese e formação
16/12/2021 12:12
5 minutos de leitura
Bispos italianos: rumo ao Natal com os Reis Magos

Tiziana Campisi – Vatican News

A Secretaria Litúrgica Nacional da Conferência Episcopal Italiana propõe um caminho ao lado dos Reis Magos para nos aproximarmos do Natal. Com o tema "Onde está aquele que nasceu?", os bispos nos convidam a seguir o caminho da novena que levará à celebração da Natividade como os Reis Magos, deixando-nos guiar "pela luz da estrela na direção a Cristo, luz do mundo". As reflexões e orações do livreto nos ajudam a reconhecer nos peregrinos que "vieram do Oriente para Jerusalém" como os "de todas as partes da terra, que se movem em busca d'Aquele que vem para dar sentido à vida e à história". Ao longo do caminho, os Magos interpretaram os sinais e questionaram as pessoas que encontraram, porque não poderiam ter feito isso sozinhos", explicam ainda. "E esta pergunta, 'Onde está aquele que nasceu?' os ajudou e despertou o povo de Jerusalém de seu torpor e indiferença. A estrela não só é responsável por traçar o caminho", diz a introdução à Novena de Natal, "mas em sua retirada e reaparição quer indicar nos rostos e corações de muitos, nas histórias concretas de cada um, relidas à luz das Escrituras, os traços da presença do Esperado por todas as pessoas".

Os Magos e o caminho sinodal das Igrejas

A Novena de Natal elaborada pela Conferência dos Bispos quer oferecer o exemplo dos Reis Magos para exortar todos a viverem a existência como um sínodo, "a caminhar juntos além de nossas cegas convicções, rumo à verdadeira Luz”, o que "indica uma perspectiva diferente com a qual questionar a existência e habitar a história". Em sintonia com o início do Caminho Sinodal das Igrejas e com a preparação do Sínodo Universal dos Bispos, pretende sugerir uma "celebração da novena não apenas como um piedoso exercício de devoção e tradição, mas como uma ocasião propícia para a catequese e formação". 

O livreto apresenta os dias da Novena de Natal como encontros de oração separados da celebração eucarística e estruturados em dois momentos: a "orientação da estrela" que, à luz da Palavra, convida a escuta e à leitura da história, e "os dons oferecidos pelos Reis Magos". Cada presente tem seu próprio significado para ser reinterpretado no mundo de hoje: "mirra, um sinal da humanidade de Jesus, uma profecia de sua morte e sepultamento, mas também do sofrimento, provações e angústias que, ainda hoje, assaltam o mundo, sufocam a humanidade e exigem escuta e partilha; ouro, sinal da realeza de Cristo, mas também da responsabilidade e do compromisso a que o homem é chamado no cuidado da criação e no governo das coisas deste mundo; incenso, símbolo da divindade do Filho de Deus e também sinal do perfume que deve ser espalhado com a vida dos batizados na experiência diária ao serviço da comunidade humana".


Fonte: http://www.vaticannews.va/pt