Bolívia. Bispos: contemplando a família de Belém, cada lar se torne escola de crescimento

"Esperamos que cada pessoa, contemplando a família de Belém, recupere os valores que nos ajudam a fazer de cada lar uma escola de crescimento e de experiências positivas, tais como: acolhimento, respeito pelo dom da vida, encontro fraterno, solidariedade e diálogo entre irmãos. Não esqueçamos que Jesus, o Filho de Deus, se fez homem assumindo nossa humanidade com o único propósito de nos salvar e tornar a vida mais digna para todos", lê-se na mensagem dos bispos bolivianos para o Natal
15/12/2021 19:12
3 minutos de leitura
Bolívia. Bispos: contemplando a família de Belém, cada lar se torne escola de crescimento

Vatican News 

Em vista do Natal e do ano que chega ao fim, os bispos da Bolívia fazem uma avaliação "serena" e "esperançosa" de algumas questões pendentes na vida nacional que os bolivianos "devem ser capazes de enfrentar com sabedoria e um coração sereno".

Em seguida, mencionam a legalização do aborto, feminicídios, infanticídios e outras formas de violência terrível, exortando: "será importante criar espaços de debate com informações adequadas, dentro do quadro do respeito e do reconhecimento da dignidade de todas as pessoas como filhos amados de Deus, comprometendo-nos com a busca de soluções e de melhores oportunidades, deixando de lado ideologias e interesses políticos".

Celebrar o dom da vida

Ao compartilhar esta mensagem de esperança, intitulada "Celebrar o dom da vida", a Igreja católica na Bolívia "formada por fiéis de todas as idades, mulheres e homens, que todos os dias se esforçam para dar testemunho da fé", expressa sua solidariedade a todos aqueles que sofreram a perda de entes queridos, devido à pandemia, à violência excessiva ou a outras circunstâncias.

"Esperamos - continua a mensagem dos bispos - que cada pessoa, contemplando a família de Belém, recupere os valores que nos ajudam a fazer de cada lar uma escola de crescimento e de experiências positivas, tais como: acolhimento, respeito pelo dom da vida, encontro fraterno, solidariedade e diálogo entre irmãos. Não esqueçamos que Jesus, o Filho de Deus, se fez homem assumindo nossa humanidade com o único propósito de nos salvar e tornar a vida mais digna para todos."

Acolher o melhor presente de Deus para seu Povo, o Emanuel

Por fim, os bispos recordam que o tempo do Advento nos prepara para acolher "o melhor presente de Deus para seu Povo, o Emanuel, Deus conosco, que vem para nos dar esperança e salvação integral; que Ele nos restitua os valores da convivência pacífica, do respeito, da confiança e vida plena".

Em seguida, os bispos do país andino fazem votos de que a celebração do nascimento de Jesus "fortaleça nossas esperanças e nos encoraje a seguir um caminho de crescimento pessoal e comunitário a serviço dos mais necessitados. Que Cristo nosso Salvador renove nossos desejos de reconciliação, unidade e paz para o ano de 2022", concluem.

(com Fides)


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt