O Papa nomeia dom João Justino novo arcebispo de Goiânia

Transferido da Arquidiocese de Montes Claros, Minas Gerais, o novo arcebispo de Goiânia sucede a dom Washington Cruz, que renunciou por limite de idade
09/12/2021 18:12
2 minutos de leitura
O Papa nomeia dom João Justino novo arcebispo de Goiânia

Vatican News

O Santo Padre aceitou esta quinta-feira, 9 de dezembro, a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese Metropolitana de Goiânia - GO, apresentada por dom Washington Cruz, e nomeou dom João Justino de Medeiros Silva novo arcebispo de Goiânia, transferindo-o da Sé de Montes Claros - MG.

Dom João Justino nasceu em 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Estudou Filosofia (1985-1988) e Teologia (1988-1992) no Seminário Santo Antônio da Arquidiocese Metropolitana de Juiz de Fora. Obteve o Bacharelado em Pedagogia no Centro de Ensino Superior em Juiz de Fora (1988); o Bacharelado e Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (1992-1993); a Licenciatura (1997) e o Doutorado (2003) em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Ordenação sacerdotal

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992, e incardinado na mesma Arquidiocese, onde ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial; Pároco; coordenador regional de Pastoral; coordenador do Conselho Presbiteral; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; professor e coordenador do curso de Teologia; vigário forâneo; vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude. Foi também assessor e depois perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2.

Ordenação episcopal

Em 21 de dezembro de 2011 foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte e consagrado em 11 de fevereiro seguinte.

Em 22 de fevereiro de 2017 foi nomeado arcebispo coadjutor de Montes Claros e tornou-se ordinário em 21 de novembro de 2018. É presidente da Comissão de Cultura e Educação e membro do Conselho Permanente da CNBB.


Fonte: http://www.vaticannews.va/pt