Lewandowski, o artilheiro que não tem vergonha da fé católica

O jogador, que ganhou o prêmio "Bola de Ouro" como melhor artilheiro do mundo em 2021, faz questão de dizer que a fé o ajuda "a ser uma pessoa boa"
02/12/2021 14:12
4 minutos de leitura
Lewandowski, o artilheiro que não tem vergonha da fé católica


O jogador de futebol polonês Robert Lewandowski acaba de receber o prêmio Bola de Ouro na categoria artilheiro do ano (2021). O capitão da seleção da Polônia e atacante do Bayern de Munique ainda foi o segundo colocado na classificação geral da premiação. Ele perdeu apenas para Lionel Messi.

E, neste momento em que os holofotes se voltam para o premiado craque, detalhes da vida pessoal do jogador também entram em cena. Entre eles, a sua religiosidade.

Lewandowski e a fé católica

Lewandowski é católico e segue à risca a sua fé. Já visitou, inclusive, o Papa Francisco. Ele é casado com a carateca polonesa Anna Lewandowska. Mas vale frisar que o camisa 9 só foi morar com a atleta depois do casamento, que aconteceu após seis anos de namoro. A cerimônia ocorreu em 2013, na Igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria, em Surock. O casal tem duas filhas.

Outra curiosidade que revela o talento precoce e a fé do centroavante: na sua Primeira Comunhão, Lewandowski teve que sair mais cedo da celebração, pois tinha um jogo no mesmo horário. Mas fez questão de receber o sacramento.

“Não tenho vergonha de Jesus”

O padre Juan Manuel Góngora, da diocese espanhola de Almería, deu mais detalhes da vida religiosa de Lewandowski. De fato, o sacerdote postou um vídeo no Twitter que faz parte da campanha “Não tenho vergonha de Jesus”. A campanha é realizada na Polônia e contou com o testemunho do jogador. Disse o atleta:

“Eu uso essa medalha por que eu sou católico e não tenho vergonha de Jesus ou da minha fé. Eu sei que Deus cuida de mim o tempo todo. Enquanto na vida contemporânea e no mundo tudo está acontecendo muito depressa, por vezes esquecemos os nossos valores e as coisas que realmente são mais importantes para nós. É por isso que esta fé me ajuda não só no campo, mas fora dele… para simplesmente ser uma boa pessoa e cometer a menor quantidade de erros possível.”


A campanha

De acordo com a ACI Digital, a campanha “Não tenho vergonha de Jesus” teve início em 2011. De lá para cá, já distribuiu 1,2 milhão de medalhas com os dizeres: “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus” (Mt 10,33).

Lewandowski é um entre as celebridades católicas polonesas que aceitaram o desafio de motivar as pessoas a seguir Jesus. Mais um golaço deste artilheiro!

Fonte: https://pt.aleteia.org