Nova multiplataforma leva o Catecismo às gerações mais jovens

Às vésperas do aniversário de 30 anos do Catecismo da Igreja Católica, um novo projeto dá vida a esse texto fundamental para as novas gerações
09/09/2021 12:09
7 minutos de leitura
Nova multiplataforma leva o Catecismo às gerações mais jovens

Para muitos, o Catecismo é visto como um livro de referência ou um conjunto de regras”, diz o cofundador do projeto Real + True, Edmundo Reyes. “Mas na verdade é muito mais do que isso.”

Para convidar uma nova geração a descobrir o quão extraordinário é o Catecismo da Igreja Católica, um novo projeto chega para apresentá-lo de uma forma totalmente nova.


“Estamos entusiasmados em trazer o esforço combinado de criadores de conteúdo digital e especialistas catequéticos para este projeto, lançando algo verdadeiramente inovador para a Igreja hoje, especialmente quando nos aproximamos dos 30 anos da publicação do Catecismo atual, em 2022”, disse Emily Mentock, cofundadora do Real + True.

“Acreditamos que o Catecismo não é um mero livro didático, uma coletânea de ideias nem um conjunto de regras. Acreditamos que o Catecismo é a voz fiel de um Deus que deseja se revelar a nós e também quer que lhe respondamos”, disse Edmund Mitchell, cofundador da Real + True, em um comunicado à imprensa. “Esperamos que nosso conteúdo leve a beleza e a sabedoria do Catecismo para mulheres e homens modernos — e, acima de tudo, ajude as pessoas a descobrirem o seu núcleo, que é Jesus Cristo.”

Por que iniciar um novo projeto com base em um texto antigo?

Surge uma pergunta natural: Por que basear um novo projeto de evangelização em um livro escrito há três décadas? Os responsáveis por Real + True explicam: “A sabedoria e a beleza dos ensinamentos da Igreja Católica não têm data de validade e respondem às perguntas mais profundas da vida, mesmo às perguntas do mundo moderno”.



“Na verdade – continuam –, pode-se dizer que o Catecismo hoje é mais necessário do que nunca, já que há muita confusão, tanto online quanto offline, sobre o que o catolicismo ensina”.

Incentivado pelos apelos do Papa Francisco por uma catequese renovada, o Real + True quer essencialmente levar as pessoas a Cristo.


“Quando estávamos discutindo este projeto, fomos inspirados por uma homilia de Advento do Cardeal Raniero Cantalamessa”, disse Mentock. “Durante o Ano da Fé em 2012, ele falou de forma muito eloquente sobre como este livro, o Catecismo da Igreja Católica, poderia ser transformado de um instrumento silencioso em um instrumento que desperta os corações.”

Real + True ajudará as pessoas a descobrirem o coração vivo e pulsante do Catecismo: a pessoa de Jesus.

Inovação para promover o encontro

O nome Real + True é uma referência ao Deus real e verdadeiro. “Em Jesus, Deus é real. Ele é alguém, não algo”, afirma Reyes. “Ele é uma pessoa que nos conhece e nos entende. Ele andou nesta terra e nos mostrou como viver e amar. Ele também é a Verdade, e sua luz guia nosso caminho.”

Real + True dá ao Catecismo uma voz viva para o mundo moderno. “A palavra ‘catequese’ significa ‘ecoar abaixo’. E o que ecoa além da voz viva de Deus?” diz Mentock. “É o que Deus nos revelou sobre ele e seu plano para nós, então somos chamados a rezar com o Catecismo, e não apenas estudá-lo ou memorizar seus ensinamentos”, disse.

Apresentando conteúdos envolventes em vídeos, podcasts e mídias sociais, Real + True recompensa a curiosidade e promove o encontro. E é grátis.

Disponível em inglês, francês, espanhol e português, Real + True leva a sério o chamado para evangelizar o mundo. “Nosso conteúdo fala dos sonhos, aspirações e necessidades de nosso público de maneira prática e inovadora”, diz Reyes.

Do coração da Igreja

“O mundo de hoje está faminto por Jesus Cristo e sua mensagem de verdade, esperança e amor. Estou satisfeito em ver projetos como Real + True surgirem, trazendo inovação e excelência à maneira como nossa fé é apresentada aos jovens e às mulheres e homens de nossa Igreja e do mundo”, disse Dom Kevin C. Rhoades, Presidente do Conselho OSV.

Os conselheiros de Real + True incluem algumas das vozes mais proeminentes do ensinamento católico de hoje: o bispo Andrew Cozzens, bispo auxiliar da Arquidiocese de St. Paul e Minneapolis e Presidente do Comitê de Evangelização e Catequese da USCCB; bispo Kevin Rhoades, de Fort Wayne-South Bend e presidente do Comitê de Doutrina da USCCB; bispo David Ricken, de Green Bay; Stacey Noem, Gloria Purvis, Julianne Stanz, Sherry Weddell, Hosffman Ospino, Robert Rice, Scott P. Richert, Stephen Pullis, Agustino Torres, Joseph White e Petroc Willey.

Um projeto de Our Sunday Visitor, Real + True reúne uma equipe global de “discípulos e catequistas, estrategistas e criadores de conteúdo”. Conheça todos os parceirosaqui: https://realtrue.org/team.