Camboja: Católicos e Budistas celebram juntos o “Tempo da Criação"

Católicos e budistas empreenderam esta iniciativa para cuidar do território e para dar o exemplo a todos os cidadãos, qualquer que seja sua crença religiosa
09/09/2021 11:09
4 minutos de leitura
Camboja: Católicos e Budistas celebram juntos o “Tempo da Criação

Vatican News

No Camboja, o "Tempo da Criação" é uma ocasião fecunda para desenvolver o diálogo, a amizade e as profundas relações inter-religiosas entre cristãos e budistas. Desde o dia 1º de setembro, padres católicos e monges budistas no Camboja têm se encontrado e plantado árvores juntos para celebrar o "Dia de Oração pelo Meio Ambiente" e a estação especial na qual, em nível universal, os cristãos colocam em destaque a salvaguarda da Criação.


“Todos temos a responsabilidade de proteger a Casa Comum em que vivemos", afirma o Bispo Enrique Figaredo, Prefeito Apostólico de Battambang, convidando para as celebrações do "Tempo da Criação", de 1 de setembro a 4 de outubro, em consonância com a encíclica Laudato Si’ de 2015 do Papa Francisco sobre o cuidado da Casa Comum. Na Prefeitura Apostólica de Battambang, no noroeste do Camboja, a cerca de 300 quilômetros da capital Phnom Penh, "temos a alegre experiência de trabalhar juntos com monges budistas pelo bem do meio ambiente, da sociedade, unidos uns aos outros, para um futuro melhor", afirma Dom Figaredo. Durante cinco anos, por ocasião do "Tempo da Criação", católicos e budistas empreenderam esta iniciativa para cuidar do território e para dar o exemplo a todos os cidadãos, qualquer que seja sua crença religiosa.

Trabalhar juntos pela unidade e solidariedade

"Precisamos assumir um compromisso maior de nossa parte e, ao mesmo tempo, é importante educar os jovens para realizar este mesmo compromisso", observa o Bispo Figaredo. E explicou: "É uma questão de amor pela vida: se amamos nossa vida e a do próximo, devemos proteger e cuidar do meio ambiente porque é um dom que recebemos de Deus, é obra de suas mãos", disse ele. "Mesmo que tenhamos diferentes crenças, nacionalidades, etnias e culturas, somos seres humanos, todos chamados a trabalhar juntos pela unidade e solidariedade", concluiu.

No Camboja em particular, trabalhar juntos para proteger o ambiente natural e a Criação "é também uma forma de promover a paz, a solidariedade e a compreensão entre todos nós, semeando bondade na sociedade", observa o Prefeito. Neste espírito, a Prefeitura de Battambang também está celebrando em setembro o "Dia do Diálogo Inter-religioso", com destaques e iniciativas que tocam e envolvem o "Tempo da Criação".

(Fonte: Agência Fides)

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: Camboja