Dia Mundial da Oração

O lema que ilumina o DMO deste ano é retirado do Evangelho de São Mateus: “Construir sobre um firme fundamento” (Cfr Mt 7,24-27) e será celerado no dia 05 de março de 2021. Enquanto discípulos e discípulas somos chamados e chamadas a uma vida radicalmente comprometida com a proposta de Jesus, a viver o testemunho autêntico de seguidores e de seguidoras.
05/03/2021 10:03
8 minutos de leitura
Dia Mundial da Oração

Construir sobre um firme fundamento” Cfr Mt 7,24-27


O Dia Mundial da Oração surgiu por meio de um movimento que reuniu mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá no século XIX, com a finalidade de expandir as obras missionárias.


Por:    Irmã Flávia Pereira Machado


Neste encontro, as mulheres cristãs intensificaram a oração e também se envolveram nas causas sociais.


Em 1961 este movimento ganha mais adeptas, que se interessam pela defesa da mulher e das crianças. Estas mulheres se juntam, unindo forças para o enfrentamento dos problemas das mulheres em todo o mundo, pela unidade cristã, além de estudar os ensinamentos bíblicos. Desta forma, este movimento foi se difundindo no mundo e o DMO passou a ser celebrado todos os anos na primeira sexta-feira de março.


No Brasil, o Dia Mundial da Oração com suas celebrações foi adaptado no ano de 1938 pela Igreja Presbiteriana e foi se espalhando por todo o país. Desta forma, percebemos que este dia é celebrado não só pela Igreja Católica, mas em outras Igrejas Cristãs, ou seja, não é estruturado para uma religião específica, mas para todas as crenças que se servem da oração como forma para interceder pelo bem da humanidade através da realização de obras benéficas na sociedade.


Portanto, o objetivo do DMO é promover o aumento das obras missionárias e favorecer a troca de experiências entre cristãos do mundo todo. Atualmente são mais de 17 países que celebram este dia, unindo Igrejas cristãs em celebrações ecumênicas para fortalecer a fé, partilhar as esperanças, para encorajar, em especial, as mulheres a se enriquecerem com experiências de fé e rezar umas pelas outras.


O Dia Mundial da Oração nos convida principalmente a oração. E a oração, segundo Santo Agostinho, “Afugenta todos os males” e “orando a Deus, com palavras ou em silêncio, clamamos a Ele com o coração”. Para cultivarmos uma vida espiritual, a vida no Espírito, é necessário ter uma vida de oração freqüente. A pessoa espiritual vive inteira no Espírito Santo e sua vida é iluminada em todas as dimensões.


A oração é este encontro com Deus que nos convida à intimidade com Ele, para Dele haurir força e luz para ir onde a vida clama por justiça, por diretos, por fraternidade, por amor.


A pessoa orante cria o “hábito” interior de dar precedência ao Espírito Santo de Deus, a viver a abertura constante ao OUTRO, aos irmãos e irmãs. Se trata de um ato profundamente religioso. Este reconhecimento radical da existência incondicional do outro, em outras palavras quer dizer que a oração, a vida espiritual nos liberta do egocentrismo, tira-nos do individualismo e nos abre à coletividade. É o movimento de saída de nós mesmos para reconhecer o irmão e irmã que se encontram caídos, marginalizados por uma sociedade excludente. É uma saída Kenótica, mas, ao mesmo tempo alegre, porque é expressão máxima de um Deus que é amor.


Amar a Jesus é amar o irmão e irmã, e o amor é a identidade do cristão. O jeito de amar de Jesus deve ser o jeito de amar e acolher dos cristãos.


A oração nos ajuda a crescer na comunhão, no respeito às diferenças, pois todos somos filhas e filhos de Deus e a Ele pertencemos.


Em síntese, o Dia Mundial da Oração é este dia comum de oração vivido a cada ano por meio de encontros e celebrações. Com a celebração do Dia Mundial da Oração reconhecemos que a oração e a ação são inseparáveis, e que ambas podem influenciar o mundo de modo positivo.


O lema que ilumina o DMO deste ano é retirado do Evangelho de São Mateus: “Construir sobre um firme fundamento” (Cfr Mt 7,24-27) e será celerado no dia 05 de março de 2021. Enquanto discípulos e discípulas somos chamados e chamadas a uma vida radicalmente comprometida com a proposta de Jesus, a viver o testemunho autêntico de seguidores e  de seguidoras.


Construir sobre um forte fundamento nos remete a um  sério compromisso  com as exigências do Reino, a não deixarmos nos abalar por qualquer tempestade da vida, porque a nossa fé, a nossa vida está enraizada no fundamento que é Cristo Jesus. Sendo assim, a nossa “casa”, a nossa família alicerçada em Cristo não desmoronará.


Não podemos proclamar que Cristo é o Senhor se não estamos dispostos a fundamentar nossa vida Nele e acabamos construindo nossa casa na “areia”, onde qualquer obstáculo é capaz de derrubá-la.


O apelo que esta Palavra nos faz é de agir de acordo com as palavras de Jesus. Devemos considerar isto antes de tomar nossas decisões na vida. Vamos construir nossos lares, a nossa sociedade, o mundo com base nas palavras de Jesus.


Irmã Flávia Pereira Machado – Pedagoga, Teóloga e Especialista em Espiritualidade

Fonte: https://www.cnlb.org.br/