FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

Hoje a Igreja celebra a festa da Cátedra de São Pedro, uma comemoração que retorna ao século IV recordando o primado e a autoridade de São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica.
03/03/2021 09:03
3 minutos de leitura
FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

Por Helena Rodrigues e João Vitor Menegol


Catédra significa assento ou trono, é o símbolo da autoridade e do magistério do Bispo. Cada diocese compõe-se de um Bispo em que ele é a autoridade máxima naquela região e deve conduzir com caridade o povo a ele confiado, servir a todos os fiéis, confirmando na fé verdadeira e reta e unindo a todos no mesmo rebanho de Cristo. A festa nos recorda sobre a autoridade dada por Jesus a Pedro, quando diz: “E eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”. Porém esta autoridade concedida a Pedro, nos recorda que primeiro ele realizou a sua profissão de fé ao dizer “Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo”.

         A festa relembra as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Apóstolo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”. E, assim, foi conferindo autoridade ao Apóstolo e também primeiro Papa. A origem da última comemoração está documentada por sua inclusão num calendário do ano 354 d.C (depois de Cristo), o mais antigo da Igreja Latina. Essa longa existência reflete a relevância do símbolo da Cátedra para a vida da Igreja, e ainda, reforça o testemunho da tradição e a importância dada ao primeiro petrino. A comemoração relembra ainda, a missão concedida por Cristo a São Pedro, o reconhecimento de sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos. Os apóstolos são as pedras fundamentais da fundação da Igreja. 

Quando dizemos em nossa Profissão de Fé “Creio na Santa Igreja Católica”, afirmamos que os bispos são os sucessores dos apóstolos e que sua autoridade é o bispo de Roma, o Papa, e esse artigo de fé deve ser entendido e aprofundado para que seja possível perceber o real alcance dele. A Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo é celebrada desde o século IV em 22 de fevereiro, como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre este apóstolo.  


Fonte: Arquidiocese
Tags: