Bispos dos EUA aplaudem retomada do programa DACA

Embora expressem alegria pelo reinício do programa DACA, os bispos estadunidenses consideram que somente uma legislação que ofereça um caminho para a cidadania dará aos ‘dreamers’ e suas famílias a verdadeira segurança e a capacidade de prosperar plenamente, motivo pelo qual exortam o Congresso dos Estados Unidos a adotar e aprovar uma legislação que garanta aos ‘dreamers’ um caminho para a cidadania”.
10/12/2020 08:12
4 minutos de leitura
Bispos dos EUA aplaudem retomada do programa DACA

Vatican News

Em 4 de dezembro, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York ordenou ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos que restabelecesse todo o programa "Deferred Action for Childhood Arrivals" (conhecido como DACA) até 7 de dezembro e de retomar a aceitação de candidatos ao DACA pela primeira vez.

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) publicou o comentário do bispo auxiliar de Washington e presidente do Comitê de Migração da USCCB Dom Mario E. Dorsonville, onde é saudada a restauração total do programa DACA. “Estamos particularmente contentes que, com esta decisão, os jovens que se candidatarem podem apresentar pela primeira vez desde 2017. O programa DACA beneficia diretamente os jovens imigrantes, suas famílias e as comunidades que servimos. A todos os sonhadores (‘dreamers’), afirmamos que Igreja Católica continua com vocês e os apoiará para alcançar o propósito que Deus lhe deu aqui nos Estados Unidos."

A declaração do arcebispo Dorsonville, enviada à Agência Fides, acrescenta que “embora estejamos satisfeitos com o reinício do programa DACA, observamos que somente a legislação que oferece um caminho para a cidadania dará aos ‘dreamers’ e suas famílias a verdadeira segurança e a capacidade de prosperar plenamente. Por esse motivo, voltamos a exortar o Congresso dos Estados Unidos a adotar e aprovar uma legislação que garanta aos ‘dreamers’ um caminho para a cidadania”.

Por fim, o prelado expressa a esperança de que “a restauração do DACA dê início a um novo capítulo de possibilidades na questão da imigração, incluindo a introdução e aprovação da reforma legislativa pelo Congresso”.

Ademais, assegura que “continuaremos a apoiar uma reforma que valorize a unidade familiar, respeite o devido processo legal e o Estado de Direito, reconheça as contribuições dos trabalhadores, proteja os vulneráveis que fogem da perseguição e enfrente as causas profundas da migração”.

Em setembro de 2017, o presidente Donald Trump revogou o DACA da era Obama e pediu ao Congresso que encontrasse uma solução legislativa. O Episcopado Católico levantou sua voz em favor dos beneficiários do DACA.

Desde 2012, este programa permite que menores que chegaram aos Estados Unidos com seus pais sem autorização legal recebam um período de proteção de dois anos e tenham direito a uma autorização de trabalho.

Agência Fides - CE

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt