O Ano de São José foi aberto hoje pelo Papa Francisco!

08/12/2020 16:12
5 minutos de leitura
O Ano de São José foi aberto hoje pelo Papa Francisco!

De 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021, estaremos vivendo um ano especialíssimo dedicado a São José, Padroeiro da Igreja

Ano de São Joséfoi aberto hoje pelo Papa Francisco, devendo estender-se de 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021.

Trata-se de uma celebração dos 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica, realizada em 8 de dezembro de 1870 pelo beato Papa Pio IX mediante o decreto “Quemadmodum Deus”.

O Ano de São José

O “Ano de São José” foi aberto com a carta apostólica “Patris corde”, que, em latim, quer dizer “Com coração de pai”. De fato, o título evoca a paternidade adotiva de São José, a quem o próprio Deus chamou de “papai”.

O Papa Francisco o descreve como “pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra”, ou seja, sempre com discrição, sem esperar protagonismo.

A importância das pessoas comuns

Aliás, o Papa enfatiza que São José representa a importância das pessoas comuns, que, longe dos holofotes, realizam a sua missão com paciência, esperança e corresponsabilidade: ele é “o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.


No entanto, é justamente essa discrição responsável e madura o que lhe dá “um protagonismo sem paralelo na história da salvação”, porque São José ofereceu a “oblação sobre-humana de si mesmo ao serviço do Messias”. Assim, ele se tornou “muito amado pelo povo cristão”.

Exemplo para os homens de hoje

Francisco destaca São José como exemplo para os homens de hoje, tanto como “pai no acolhimento” quanto porque “acolheu Maria sem condições prévias”. Este gesto é particularmente eloquente “neste mundo onde é patente a violência psicológica, verbal e física contra a mulher”, observa o Papa.


A “Patris corde” também destaca “a coragem criativa” de São José, que soube “transformar um problema numa oportunidade, antepondo sempre a sua confiança na Providência”. Como protetor de Jesus e de Maria, José “não pode deixar de ser o Guardião da Igreja”.

O valor do trabalho

O carpinteiro também dá exemplo do “valor, dignidade e alegria” do trabalho: “É necessário tomar renovada consciência do significado do trabalho que dignifica, que se torna participação na própria obra da salvação”, além de realização pessoal e da própria família.

Francisco ressalta ainda que todos os dias faz uma oração a São José, finalizada com estas palavras:

“Dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande quanto o vosso poder”.

O Ano de São José convocado pelo Papa Francisco será enriquecido com indulgências especiais, cujas condições serão detalhadas pela Santa Sé.

Fonte: https://pt.aleteia.org