Dia das Pessoas com Deficiência: da Itália, evento internacional on-line sobre fraternidade na língua de sinais

Acaba sendo uma resposta ao chamado do Papa Francisco de hoje, em pleno Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, quando pede para facilitar o acesso à evangelização através de instrumentos pastorais gratuitos. No evento on-line que começa às 18h na Itália, 14h no horário de Brasília, o tema da fraternidade vai ganhar tradução em língua internacional de sinais. No material disponível pela Conferência Episcopal Italiana também há subsídios em português e inclusive em braile.
03/12/2020 14:12
4 minutos de leitura
Dia das Pessoas com Deficiência: da Itália, evento internacional on-line sobre fraternidade na língua de sinais

Andressa Collet - Vatican News

Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o próprio Papa Francisco divulgou uma mensagem com um forte apelo, tanto às instituições civis quanto à Igreja, pela inclusão e participação ativa de quem vive uma limitação física e/ou psíquica. Em âmbito paroquial, o Papa reafirmou a exigência de oferecer – de forma gratuita – instrumentos idôneos e acessíveis para transmitir a fé. Os bispos italianos, por exemplo, convidam para um evento internacional nesta quinta-feira (3), em modalidade on-line para todo o mundo e em vários idiomas, como a língua internacional de sinais.

Com o tema “A profecia da fraternidade”, o Serviço Nacional pela Pastoral das Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Italiana organizou uma jornada inteira com iniciativas virtuais que se alternam entre momentos de oração, de reflexão e testemunhos. O evento é dirigido não somente às pessoas com deficiência, mas inclusive a familiares e religiosos, dioceses, associações, congregações e estruturas comprometidas na causa.

Como participar

O evento on-line, que começa a partir das 18h na Itália, 14h no horário de Brasília, será dividido em dois momentos: o primeiro, em nível nacional, com legendas na língua italiana de sinais, para uma hora depois partir a segunda parte em nível mundial, na língua internacional de sinais e em outros vários idiomas. Tudo será transmitido pelo canal da Conferência Episcopal Italiana no YouTube e Facebook.

A Irmã Veronica Donatello, responsável do Serviço Nacional pela Pastoral das Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Italiana que vai participar do evento, explica que a ideia do encontro virtual surgiu de uma aproximação junto às dioceses, associações, congregações e estruturas:

“Percebemos que há tanta beleza que às vezes nem sequer emerge. Muitas vezes uma pessoa com deficiência neste período é vista apenas como um objeto de cuidado e atenção: é isso, mas não é só assim. Ela também pode ser um sujeito. Dos vídeos que vamos propor vai emergir exatamente isso. A ideia é dar o microfone a elas para que possam contar como foram um sinal de esperança neste tempo.”

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt