43 sacerdotes morreram na segunda onda de coronavírus na Itália

01/12/2020 13:12
4 minutos de leitura
43 sacerdotes morreram na segunda onda de coronavírus na Itália

Um total de 43 sacerdotes católicos morreram em novembro de 2020 por causa do coronavírus na Itália, um país que experimenta uma segunda onda da pandemia.

Segundo L'Avvenire, jornal da Conferência Episcopal Italiana (CEI), 167 sacerdotes morreram de COVID-19 desde o início da pandemia em fevereiro.

Um bispo italiano também morreu em novembro. Trata-se do Bispo Auxiliar Emérito de Milão, Dom Marco Virgilio Ferrari, que faleceu no dia 23 de novembro, aos 87 anos, após ser infectado pelo vírus.

No início de outubro, o Bispo de Caserta, Dom Giovanni D'Alise, morreu aos 72 anos de uma parada cardiorrespiratória, poucos dias depois de ser internado por COVID-19.

O Cardeal Gualtiero Bassetti, presidente da CEI, teve COVID-19 e ficou em estado grave no início do mês. No entanto, sobreviveu e agora está se recuperando depois de testar negativo para a doença na semana passada.

O Purpurado passou 11 dias na UTI de um hospital em Perugia, antes de ser transferido para o Hospital Gemelli de Roma para continuar sua convalescença.

Em sua mensagem de agradecimento dirigida aos profissionais do hospital de Perugia, o Cardeal assinalou que, “nestes dias que me viram atravessar o sofrimento pelo contágio da COVID-19, pude tocar com a mão a humanidade, a competência, o cuidado colocado em prática com dedicação incansável por todos os funcionários”.

“Não lhes faltarão as minhas orações. Também carrego comigo na memória e na oração todos aqueles que ainda estão internados e em um momento de provação. Deixo-lhes uma exortação de consolação: permaneçamos unidos na esperança e no amor de Deus, o Senhor nunca nos abandona e, no sofrimento, nos segura nos braços”, concluiu.

A Itália está enfrentando uma segunda onda do vírus, com mais de 795 mil casos positivos, de acordo com o Ministério da Saúde italiano. Quase 55 mil pessoas morreram com o vírus no país desde fevereiro.

Novas medidas de contenção foram introduzidas no início do mês, incluindo fechamentos regionais e restrições como toque de recolher, fechamento de lojas e proibição de comer em restaurantes e bares após as 18 horas.

De acordo com os dados nacionais, a curva da segunda onda está em declínio, embora especialistas relatem que em algumas regiões da Itália os números de infecção ainda não atingiram seu pico.

Em abril, bispos de toda a Itália visitaram cemitérios para rezar e oferecer uma Missa pelas almas daqueles que morreram de COVID-19, incluindo os sacerdotes.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: http://www.acidigital.com