Intenção de oração para hoje: o convite para rezar pela Etiópia no “Espírito de Assis”

O apelo é dirigido a religiosos e leigos para que durante toda esta sexta-feira se possa parar para rezar e refletir sobre a dramática situação vivida na região do Chifre da África. Não está previsto um momento comum, mas cada um é convidado a rezar por esta intenção durante todo o dia.
27/11/2020 09:11
4 minutos de leitura
Intenção de oração para hoje: o convite para rezar pela Etiópia no “Espírito de Assis”

Anna Poce – Vatican News

A Comissão Diocesana para o "Espírito de Assis", por ocasião do compromisso mensal pela paz, em memória do histórico encontro inter-religioso desejado por São João Paulo II em 27 de outubro de 1986, convida religiosos e leigos para rezar durante toda esta sexta-feira (27) pela Etiópia. Não está previsto um momento comum, mas cada um é convidado a rezar por esta intenção durante todo o dia.

A população da região do Tigray, no país, "vive uma situação de grande instabilidade entre represálias de grupos armados e a intervenção do exército nacional". Além disso, como explica dom Domenico Sorrentino, bispo da diocese de Assis - Nocéra Umbra - Gualdo Tadino, “o conflito corre o risco de se estender para toda a região do Chifre da África e para outras nações que parecem se aproveitar da confusão para soprar o fogo do conflito e torná-lo ainda mais destrutivo".

As chagas da Etiópia: miséria, guerra e pandemia

O prelado, então, observa: “não esqueçamos que estas são populações que já sofrem com a miséria e com um sistema econômico que também produz destruição e morte" e "não esqueçamos que, inclusive naquela região, como agora em todo o mundo, a propagação do contágio pandêmico produz vítimas e sofrimento”.  Dom Domenico Sorrentino enfatiza: “se a paz não é só ausência de guerra, também rezaremos para que a propagação da pandemia termine o mais rápido possível".

O alívio pelo acordo de Nagorno Karabakh

Ainda no comunicado divulgado pela Comissão Diocesana, o bispo também faz referência ao acordo assinado de Nagorno Karabakh, esperando “que possa garantir o silêncio das armas e da violência e ajude a salvaguardar a segurança de todos". Dom Sorrentino conclui:

“Estamos bem cientes que já em outras ocasiões os acordos não se mostraram confiáveis ao longo do tempo e que também o atual pacto não encontrou o pleno consentimento das populações dos dois Estados beligerantes. No entanto, estamos conscientes de que pelo menos a suspensão do conflito poupa vidas humanas, destruições e sofrimentos.”

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: Etiópia