Como iniciar um grupo de discussão para católicos

Uma ótima maneira de enriquecer a sua formação religiosa e fortalecer a sua fé
25/11/2020 11:11
6 minutos de leitura
Como iniciar um grupo de discussão para católicos

Os pequenos grupos católicos dos quais eu já fiz parte mudaram duas coisas na minha vida. Primeiramente, eles me deram uma sensação de conexão com novos amigos durante os momentos em que eu me sentia sozinha. Em segundo lugar, eles me inspiraram em minha fé não apenas por ter coisas novas em que pensar, mas também por me assegurar de que há outras mulheres por aí que acreditam no que eu faço.

Se você não teve a sorte de participar de um grupo de discussão para mulheres católicas, agora é a hora. Mas você pode se perguntar: como é possível ingressar em um grupo quando a maioria das pessoas não pode se encontrar pessoalmente por causa da pandemia? Bem, isso significa apenas que é hora de começar seu próprio grupo, ainda que seja virtual. Faça o planejamento e estabeleça as bases agora, e você pode planejar sua primeira reunião após as férias. Veja como fazer:

Convide as pessoas

Se você tiver amigas que possam estar interessadas em participar de um grupo católico, convide-as e estimule-as a convidar outras pessoas.

Se você não tem algumas pessoas para começar, pode pedir para usar os recursos de sua igreja. Pergunte se você pode anunciar seu grupo no boletim da paróquia, na página do Facebook, no e-mail da paróquia ou em qualquer outro canal que sua igreja utiliza para divulgar notícias e atividades.

Escolha uma hora e o local

Neste momento de pandemia, pode ser necessário usar uma plataforma online. Portanto, escolha sua ferramenta de videoconferência favorita e defina um horário que funcione para a maioria das pessoas. Por outro lado, se as pessoas estiverem confortáveis para encontros presenciais, vocês podem organizar cadeiras a dois metros de distância na casa de alguma participante ou na igreja. Mas lembre-se: em qualquer situação o uso da máscara deve ser obrigatório

Separe o material para a discussão


Existem editoras que publicam livros específicos para embasar discussões sobre assuntos católicos. Vocês podem, então, ler um capítulo ou seção de um capítulo de cada estudo juntas na reunião. Depois, passem para a discussão. Como alternativa, existem também alguns grandes estudos bíblicos em vídeo que podem funcionar bem.

Siga estas dicas

Quando vocês se encontrarem, passem algum tempo se conhecendo melhor antes de mergulharem no assunto. Fazer com que todos compartilhem os altos e baixos da semana é uma boa maneira de garantir que cada pessoa tenha a chance de falar, bem como de aprender algo significativo sobre a vida de cada um. Isso permitirá, então, que as pessoas se sintam mais à vontade para interagir durante o tempo de discussão. Depois disso, comece com uma oração e, então, leia ou assista ao material.


Quando se trata de questões para discussão sobre o que você leu, não tenha medo de silêncios constrangedores. Alguém falará em algum momento, O importante é incentivar a todos a participar. Termine a discussão com uma oração e respeite o tempo das pessoas, finalizando o encontro na hora combinada.

Grupos da Aleteia

A Aleteia também possui grupos católicos online. Entretanto, eles não são restritos às mulheres. Pelo Facebook, qualquer participante pode enviar notícias e tópicos católicos para a discussão através dos comentários. Já os participantes dos grupos do WhatsApp e do Telegram recebem diariamente notícias católicas exclusivas sobre o Papa, espiritualidade e estilo de vida cristão. Estes materiais podem ser usados para embasar discussões em outros grupos.

Clique aqui para participar do grupo da Aleteia no Facebook. Por outro lado, se você também quer  ingressar em um nos nossos grupos no WhatsApp, é só clicar em alguns destes links:

E se você já tem o aplicativo Telegram no seu celular, clique aqui para entrar no grupo exclusivo da Aleteia.

Fonte: https://pt.aleteia.org/