Bispos do México fecharão santuário de Guadalupe no dia da sua festa

A festa de Nossa Senhora de Guadalupe é em 12 de dezembro: santuário fechará de 10 a 13
25/11/2020 11:11
3 minutos de leitura
Bispos do México fecharão santuário de Guadalupe no dia da sua festa

Bispos do México fecharão santuário de Guadalupe no dia da sua festa, conforme a própria Conferência Episcopal Mexicana divulgou nesta segunda-feira, 23. A informação foi veiculada também pelo Vatican News, o site oficial de notícias do Vaticano.

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe permanecerá fechado de 10 a 13 de dezembro, período das celebrações da popularíssima Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja data litúrgica é 12 de dezembro. No ano passado, durante esse período, cerca de 10 milhões de peregrinos visitaram o santuário mariano, que é um dos mais importantes do planeta.

O comunicado divulgado no site da conferência episcopal informa por que os bispos do México fecharão o santuário de Guadalupe nessas datas:

“As condições de saúde que o país está passando por causa da covid-19 não nos permitem, nesta ocasião, celebrar a Virgem de Guadalupe indo juntos em peregrinação ao seu santuário. O bem de todo o povo mexicano nos motiva a tomar medidas de contenção para evitar a propagação do vírus, com as graves consequências que isso acarretaria”.

O texto acrescenta que os fiéis são convidados a participar das celebrações em casa ou em suas paróquias, evitando aglomerações e respeitando os protocolos sanitários. O site www.virgendeguadalupe.org.mx detalha a programação, com eventos que podem ser acompanhados pela internet e pela TV.

A administração municipal da Cidade do México anunciou que haverá uma operação de segurança durante os dias de fechamento para orientar os fiéis que tentarem visitar o santuário.


O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é um dos mais visitados do mundo. Situado na colina de Tepeyac, lugar de peregrinação desde o século XVI, o santuário é, na realidade, um conjunto formado pelas basílicas antiga e nova, bem como por outras capelas e amplos jardins. Na basílica nova fica exposta a imagem original da Virgem Maria de Guadalupe, milagrosamente estampada no manto que era usado pelo índio São João Diego.

Fonte: https://pt.aleteia.org/