Contra o racismo, cardeal nos recorda que "somos todos humanidade"

"A luta contra o racismo não pressupõe uniformidade, mas multiplicidade na unidade", destacou o cardeal Ravasi
25/11/2020 08:11
3 minutos de leitura
Contra o racismo, cardeal nos recorda que

Contra o racismo, cardeal nos recorda que “somos todos humanidade”: o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, participou recentemente da teleconferência “O racismo, as mulheres e a Igreja Católica“, na Universidade Lumsa.

Ele afirmou:

“A luta contra o racismo não pressupõe uniformidade, mas multiplicidade na unidade”.

E acrescentou:

“Somos todos Adão”.

A mensagem, de fato, é simples: somos todos igualmente humanos; somos todos igualmente criados por Deus. O cardeal recordou, aliás, que a palavra “adamah”, origem do nome “Adão”, tem no hebraico o significado de “humanidade”. Além disso, Ravasi destacou que, nas cartas aos Gálatas e aos Colossenses, São Paulo afirma que “não há escravo ou liberto, bárbaro ou estrangeiro”, porque “somos todos um em Cristo”.

O cardeal italiano reforçou estas palavras do Papa Francisco:

“Não podemos tolerar qualquer tipo de racismo e, ao mesmo tempo, afirmar que defendemos a sacralidade de toda vida humana”.


Por isso, defender a vida envolve o compromisso de combater todo gesto que fira a sua dignidade. Ravasi prosseguiu:

“O racismo é a negação da relação, é uma forma de negacionismo social e espiritual”.

A teleconferência abordou a importância da educação para combater o racismo e superar preconceitos, particularmente os que segregam pessoas com base em características étnicas ou genéticas.


Os participantes observaram que a encíclica “Fratelli tutti“, do Papa Francisco, alerta para o fato de que o racismo “é um vírus que muda facilmente”: ele se dissimula, mas está sempre à espreita, o que nos exige atenção permanente. A vacina contra ele, de todos modos, é a fraternidade: “Somos todos irmãos, criados à imagem e semelhança de Deus”.

Fonte: https://pt.aleteia.org
Tags: racismo