Colômbia: bispo faz apelo em vídeo para ajudar famílias atingidas pelo furacão Iota

As contribuições em dinheiro já estão sendo recebidas pela Igreja local que, através do Banco de Alimentos “BreadFruit”, que pertence ao Vicariato Apostólico, distribui às famílias que perderam tudo com a passagem do furacão Iota há exatamente uma semana. Dom Jaime Uriel Sanabria Arias gravou um vídeo pedindo apoio às populações afetadas no Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catarina, na Colômbia, que, além da crise econômica e a paralisia do turismo por causa da pandemia, agora enfr
23/11/2020 11:11
3 minutos de leitura
Colômbia: bispo faz apelo em vídeo para ajudar famílias atingidas pelo furacão Iota

Andressa Collet - Vatican News

Uma mensagem em vídeo no portal oficial da Conferência Episcopal da Colômbia mostra ao mundo as dificuldades e angústias vividas pelas famílias do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catarina. O vigário apostólico local, dom Jaime Uriel Sanabria Arias, foi quem gravou o vídeo, pedindo um apoio solidário em nome de quem perdeu tudo por causa da passagem do furacão Iota na região, há exatamente uma semana, que ainda na sexta-feira (22) virou uma tempestade tropical.

O furacão, de categoria 5, um dos mais poderosos da temporada, com ventos de até 260 km/h e chuvas torrenciais, atingiu duramente a América Central, provocou inundações e estragos, causando a morte de pelo menos 28 pessoas. A região já havia sido duramente atingida pelo Eta há duas semanas, que matou pelo menos 200 pessoas e afetou 2,5 milhões. A ilha colombiana de Providencia, habitada por 6 mil pessoas, foi o território mais afetado pelo Iota no país: em 16 de novembro o furacão destruiu 98% da ilha, segundo autoridades locais. 

Faça a sua contribuição

O projeto do Banco de Alimentos “BreadFruit”, que pertence ao Vicariato Apostólico local e acompanha a situação, é quem já está recebendo as doações e encaminhando às famílias que, além da crise econômica e a paralisia do turismo por causa da pandemia, agora enfrentam as consequências do furacão Iota. O apelo de dom Sanabria vem a reforçar a mobilização da Igreja neste momento de desolação e necessidade de apoio externo:

“No Banco de Alimentos estamos respondendo às necessidades de muitas famílias. Agora, na situação em que nos encontramos em San Andrés, Providencia e Santa Catarina, apelamos à solidariedade para que nos ajudem – de preferência com contribuições econômicas.”

As doações em dinheiro podem ser feitas em nome do Vicariato Apostólico de San Andrés, no Banco AV Villas: conta corrente n°. 860050947 - Nit 892400068-3.

Vatican News Service - AP

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: Colômbia