Neste domingo jovens de Portugal recebem os símbolos da JMJ

Dom Américo Aguiar, coordenador-geral da JMJ: “O Papa para nós, que nos dá muita coragem nesta pandemia, e levarmos esta mesma coragem para os jovens de Portugal”.
20/11/2020 09:11
4 minutos de leitura
Neste domingo jovens de Portugal recebem os símbolos da JMJ

Silvonei José, Federico Piana – Vatican News

Os jovens do Panamá e de Portugal, passado e futuro da JMJ, se encontrarão no próximo domingo (22) na Basílica de São Pedro em Roma para a passagem da Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani do Dia Mundial da Juventude. A entrega dos símbolos da JMJ será feita no final da Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco no altar da Cátedra, no dia da Solenidade de Cristo Rei e encerramento do Ano Litúrgico.

Portanto, no domingo, 22 de novembro, ao final da celebração litúrgica, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que há anos acompanham os preparativos para as edições internacionais da JMJ, passarão das mãos da representação da juventude panamenha para a juventude portuguesa. Devido à pandemia as delegações são muito restritas. A última Jornada Mundial da Juventude, de fato, aconteceu no Panamá, enquanto que a próxima, marcada para 2023, será realizada em Lisboa.

Nós ouvimos D. Américo Aguiar, coordenador-geral da JMJ.

Que importância tem esta celebração de domingo, esta passagem da Cruz da JMJ aos jovens de Portugal?

R. Como se diz no futebol, o pontapé de início é muito aguardado, porque esta celebração estava prevista para o Domingo de Ramos, e para a nossa tristeza por razões da pandemia não foi possível concretizar. Assim, quer da parte dos panamenhos, quer da parte dos portugueses que ansiávamos muito este momento da passagem dos símbolos, de uma maneira formal, com a bênção do Santo Padre e com a força do Espírito para podermos então iniciar a preparação da Jornada Mundial da Juventude, com fé, esperança, caridade, com coragem. Enfim de forma que o que significa o Papa para nós, que nos dá muita coragem nesta pandemia, e levarmos esta mesma coragem para os jovens de Portugal.

Ouça a Entrevista:

Todos estão convidados a participar virtualmente da celebração eucarística, que será transmitida ao vivo no canal oficial do Youtube do Vaticano News. A mesma transmissão será acompanhada pelos responsáveis pela pastoral juvenil das conferências episcopais e movimentos internacionais, que de quarta-feira (18) até sábado (21) participam do encontro internacional online "Do Panamá a Lisboa - chamados à sinodalidade missionária" organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.


Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: jovens