Não tocar: um símbolo de que não podemos ser como Deus

Pe. Zezinho fala de uma das mais significativas metáforas das Sagradas Escrituras
19/11/2020 13:11
3 minutos de leitura
Não tocar: um símbolo de que não podemos ser como Deus

Não tocar: um símbolo de que não podemos ser como Deus. Esta metáfora da Bíblia é o assunto de um interessante comentário que o pe. Zezinho compartilhou em sua rede social:

Se você já leu sua Bíblia, então deve se lembrar do que aconteceu com aqueles indivíduos que tocaram na Arca da Aliança! Era tão sagrada que ninguém devia se atrever a tocá-la. Tocaram e morreram!

Na mesma Bíblia, no Gênesis, há a história da proibição de tocar no fruto proibido. Os primeiros humanos poderiam ter acesso a tudo, menos tocar naquela árvore e naquele fruto. Isto lhes seria proibido. No resto poderiam tocar!

Era um pedagogia simbólica. Não tentem ser iguais ou maiores do aquele que os criou.

Desobedeceram e foram castigados. É como diz o salmo: Deus lhes dará o troco (Sl 2)! Deus se ri desta gente!


“Aceito proibições! Não aceito proibições! Posso! Não posso! Não posso e não vou insistir. Não quero isto, embora eu até possa. Minha vontade está acima da lei! Minha vontade não está acima da lei. Aceito limites! Não aceito nenhum limite”.

São estas atitudes que revelam o santo, o cidadão, o disciplinado que aceita alguém maior do que ele; ou o bandido, o corrupto, o rebelde, o sem princípios e o sem respeito porque para ele não há limites.


Eles acham que podem com Deus. Mas a menor doença, uma fumaça tóxica, uma pequeníssima bactéria acaba com eles. E não há ciência humana que resolva isto.

Mas isto não dá aos religiosos o direito de cantar vitória, porque também os religiosos não devem brincar com milagres. Assim como há ciência fake, também há religiões fake! Não sabemos e não saberemos tudo neste mundo. E Deus nunca fará tudo o que queremos que ele faça! O Criador da Vida ainda manda neste mundo!

A história de Lúcifer, do primeiro pecado, do primeiro crime, da Torre de Babel, do primeiro estupro e dos primeiros massacres passa por isto.

Faltou Deus para aquelas tribos. E continua faltando Deus para os partidos e “tribos” de agora…

Fonte: https://pt.aleteia.org
Tags: Deus