Por que pedimos a volta de Jesus?

Quem nunca rezou "Vinde, Senhor Jesus", especialmente na missa? E qual é o motivo desta petição?
19/11/2020 13:11
3 minutos de leitura
Por que pedimos a volta de Jesus?

A volta de Jesus é algo certo para o cristão. É uma boa notícia saber que este mundo acabará. A Terra vai passar e Jesus voltará.

Isso, de fato, sinalizará o triunfo final do bem sobre o mal e levará todas as pessoas à misericórdia de Deus. O Catecismo da Igreja Católica, por exemplo, resume essa crença:

“No dia do Juízo, no fim do mundo, Cristo virá na sua glória para completar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido juntos no decurso da história” (Catecismo da Igreja Católica, 681). 

No entanto, não sabemos o dia nem a hora em que Cristo voltará. Pode ser hoje ou pode ser daqui a milhares de anos.

Oração pela volta de Jesus

Ao longo dos séculos, portanto, os cristãos têm orado diariamente para que Jesus volte e apresse seu retorno. Trata-se, pois, de uma oração que entra na Liturgia da Igreja e vem direto da Bíblia.


O reino de Cristo, no entanto, ainda deve ser cumprido “com poder e grande glória” pelo retorno do Rei à terra. Este reino, entretanto, ainda está sob o ataque dos poderes do mal, embora tenham sido derrotados definitivamente pela Páscoa de Cristo. Até que tudo esteja sujeito a ele, “até que se realizem novos céus e uma nova terra em que habite a justiça, a Igreja peregrina, em seus sacramentos e instituições, que pertencem a este tempo presente, carrega a marca deste mundo que passará, e ela mesma toma seu lugar entre as criaturas que ainda gemem e aguardam a revelação dos filhos de Deus”.

É por isso, então, que os cristãos rezam, sobretudo na Eucaristia, para que a volta de Jesus seja acelerada, dizendo: Maranathá!  (“Vinde, Senhor!”).


Aliás, esta oração final vem diretamente da conclusão do Novo Testamento: “Vinde, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22,20).

A oração, de fato, pode ser consoladora para muitos, pois nos lembra que Deus reinará vitorioso no fim dos tempos, trazendo ao mundo uma paz que perdurará por toda a eternidade.

Então, se o estado atual do mundo cria alguma ansiedade dentro de você, ore para que Jesus não atrase o dia em que todas as lágrimas serão enxugadas.

“Vinde, Senhor Jesus!”

Fonte: https://pt.aleteia.org