Covid- 19 acelera a desnutrição no mundo, populações em risco

A emergência alimentar, consequência da pandemia da Covid-19, afetou e continua a afetar vários países em todo o mundo. Mas a Igreja Católica está sempre na linha de frente para levar ajuda àqueles que já não têm o que comer.
13/11/2020 10:11
4 minutos de leitura
Covid- 19 acelera a desnutrição no mundo, populações em risco

Isabella Piro – Vatican News

"Em 2019, 690 milhões de pessoas não tinham alimento suficiente e a Covid-19 colocou mais 130 milhões de pessoas em risco de fome no final de 2020": estes são os números dramáticos que abrem o atual número do Boletim sobre pessoas vulneráveis e frágeis em movimento na era da Covid-19, realizado pela Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. O foco da semana atual é a emergência alimentar resultante da pandemia do coronavírus: a Covid-19, de fato, deixou muitas pessoas sem trabalho e, consequentemente, sem capacidade de prover às necessidades básicas, tais como a alimentação. Mas felizmente existem muitos exemplos no mundo das ajudas que a Igreja Católica oferece a quem passa por necessidade.

Mianmar: 1.700 sacos de arroz doados à população

Um primeiro testemunho vem de Mianmar, onde paróquias do Estado de Chin se uniram para enviar arroz e outros produtos de primeira necessidade para as aldeias mais isoladas, incluindo as do município de Paletwa. No final de outubro, foram doados 1.700 sacos de arroz à população local, enquanto "Karuna", a Caritas nacional, enviou uma doação em dinheiro para comprar outros alimentos. Além disso, 130 pessoas deslocadas internamente - não só católicos, mas também batistas e budistas - encontraram um ponto de acolhimento na Igreja de São Pedro de Patewa, enquanto outros 3.000 estão alojados em Samee, em quatro campos temporários: ali, a Igreja Católica, juntamente com o Programa Alimentar Mundial e outras ONG, ocupa-se diariamente deles.

Macau: refeições gratuitas em memória de Madre Teresa

Outro exemplo vem de Macau, onde os missionários claretianos lançaram a iniciativa “Mother Meal”, ou seja “a refeição da Mãe, em memória de Santa Teresa de Calcutá. O projeto, que recebeu apoio financeiro do bispo local, dom Stephen Lee Bun Sang, prevê a distribuição de kits de alimentos de sobrevivência a 50 famílias de migrantes afetados pela Covid-19. No futuro, está previsto expandir a iniciativa envolvendo as famílias mais ricas, para que possam apoiar pelo menos uma família carente durante um ano inteiro, criando um verdadeiro "círculo virtuoso" de ajuda.

Índia: ajuda diária para 200 pessoas pobres de Bangalore

E novamente da Ásia, precisamente de Bangalore, no sul da Índia, vem um terceiro testemunho: ali, algumas irmãs de diferentes congregações iniciaram um programa de segurança alimentar que todos os dias leva ajuda a 200 pessoas pobres afetadas pela pandemia. A iniciativa está sendo realizada em conjunto com a "Dream India Network", uma ONG constituída por leigos e religiosos católicos e ativa em Bangalore desde 2012. Graças a ele, durante o encerramento, mais de 4.000 trabalhadores migrantes receberam pensão e alojamento gratuitos, bem como assistência médica e psicológica online.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: Covid- 19