Falece primeiro bispo da Indonésia e três sacerdotes por coronavírus

11/11/2020 09:11
4 minutos de leitura
Falece primeiro bispo da Indonésia e três sacerdotes por coronavírus

A Diocese de Sibolga expressou sua tristeza pela morte de Dom Anicetus Bongsu Sinaga, o primeiro Prelado da Indonésia a falecer por causa da COVID-19.

Segundo Asia News, a Diocese de Sibolga informou que Dom Bongsu, de 79 anos, faleceu na noite de sábado, 7 de novembro, no Hospital Saint Elisabeth de Medan, após ter sido hospitalizado por COVID-19 há duas semanas.

O Administrador Apostólico da Diocese de Sibolga, localizada ao norte de Sumatra (Indonésia), pertencia à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e era o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Medan.

Dom Bong foi ordenado bispo em Roma, por São João Paulo II, em 6 de janeiro de 1981, foi o primeiro Prelado da diocese e do país a morrer por causa do coronavírus. Com ele, já são quatro sacerdotes que faleceram entre outubro e novembro na diocese.

Do mesmo modo, faleceram por causa da COVID-19 o Pe. Barnabas Johan Winkler, administrador apostólico de Sibolga entre 2003 e 2007, falecido aos 89 anos em 6 de novembro e o Pe. Theophile Odenthal, falecido aos 86 anos, em 29 de outubro. Ambos foram enterrados no seminário menor Aek Tolang.

A eles se soma também o sacerdote capuchinho Pe. Servatius Sihotang, falecido no dia 10 de outubro, aos 47 anos.

Missa pela morte de Dom Bongsu será celebrada na Igreja Catedral de Medan e será presidida pelo Arcebispo de Medan, Dom Kornelius Sipayung, de 50 anos, que também pertence à ordem dos capuchinhos e é o primeiro bispo indonésio a ficar curado da COVID-19, após testar positivo para o vírus em julho.

Depois de uma homenagem em sua honra, os restos mortais de Dom Bongsu serão enviados de Medan para Sibolga, localizada a quase 10 horas de distância, e serão enterrados na terça-feira, 10 de novembro, no complexo do Seminário Menor de Aek Tolang.

Sua história e legado

Dom Bongsu liderou a diocese de Sibolga duas vezes. O primeiro período culminou em 2004, quando foi nomeado Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Medan, da qual foi Arcebispo desde 2009.

Em 8 de dezembro de 2018, o Papa Francisco aceitou sua renúncia por motivos de idade. No entanto, semanas depois, o Bispo de Sibolga, Dom Ludovicus Simanullang, faleceu; portanto, a Santa Sé enviou novamente Dom Bongsu como Administrador Apostólico de Sibolga.

O Bispo é lembrado por cuidar e promover ações em favor da “qualidade da educação dos professores locais” e “da qualidade da infraestrutura da Igreja a serviço do povo”, disse o advogado católico Hermawi Taslim, pertencente à diocese de Sibolga.

Além disso, o Prelado escreveu o livro La Toba-Batak High God: Trascendence and Immanence, que trata da espiritualidade de Toba (Indonésia) e foi publicado pela Universidade Católica de Lovaina.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: http://www.acidigital.com