E se a eucaristia pudesse nos ajudar a amar nosso cônjuge ainda mais?

Se você quiser evitar “desviar-se” da sua vida conjugal, deve construir o seu amor sobre a rocha e alimentá-lo com os sacramentos, especialmente o da Eucaristia
21/10/2020 10:10
5 minutos de leitura
E se a eucaristia pudesse nos ajudar a amar nosso cônjuge ainda mais?

Amarem-se para o resto da vida, para além das dificuldades encontradas: casar e continuar casados é um desafio para muitos casais que hoje em dia se comprometem. Mas para isso também nos ajuda a eucaristia na vida do cônjuge. E também para apoiá-los nesta aventura audaciosa de estar sempre juntos, os casais cristãos recebem muito carinho, muito afeto de muitos movimentos (organizações) tais como: “Equipes de Nossa Senhora, Vivre et Aimer, Amour et Vérité, CPM, etc…” que ajudam a alimentar a sua relação conjugal.

Tendo em conta a todas as gerações, as propostas são boas e os jovens casais católicos, assim como os seus pais, estão presentes e considerados. Mas não nos enganemos: os grupos de conversação e os cursos de verão não são bala de prata. Se os casais cristãos “saem menos da estrada” do que os outros – sem serem totalmente protegidos, é claro – é porque seu amor é construído sobre a rocha e alimentado pelos sacramentos. Viver o sacramento do casamento no dia a dia, com fidelidade, é o desafio do casal cristão. Ainda mais porque a expectativa de vida continua a aumentar.

Cônjuge: mergulhe incessantemente na eucaristia, a fonte do seu compromisso

Sem tempo para ir à missa? Nossas viagens acrobáticas rapidamente nos levam a relegar os sacramentos ao nível mais baixo de nossas prioridades. O que quero dizer é que o amor conjugal 100% humano não está feito para uma longa trajetória. É necessário mergulhar incessantemente na Fonte do nosso compromisso.

Talvez você seja um dos muitos casais que escolheram aquele texto de São Paulo para o dia do seu casamento: “O amor é paciente, o amor etc.”. O céu de seus amores estava claro, sem nuvens, e você provavelmente sentiu que estava à altura deste magnífico plano de rota. No entanto, o caminho para o topo está cheio de buracos e as palavras do Apóstolo puderam ressoar depois como um ideal inatingível … Quando as dificuldades do dia a dia também vêm a descolorir o primeiro vínculo da nossa relação conjugal, a realidade desta presença de Cristo explode nos sacramentos.

A eucaristia, lugar de ressurreição na vida do cônjuge

A comunhão como pedestal e seiva da nossa vida conjugal e da vida de cada cônjuge! “A Eucaristia é fonte de amor, dispensa a cada um dos membros da família as riquezas do sacrifício de Cristo. Assim, a Eucaristia forma o lar, finaliza e vivifica a união dos cônjuges operada pelo sacramento do matrimônio”, assegurou o padre Henri Caffarel, fundador das Equipes de Nossa Senhora, em 1964.

São umas palavras revitalizantes que nos lembram o que vivemos cada vez que tomamos a comunhão, que tomamos o corpo de Cristo: nosso amor, cem vezes ferido, se renova a cada vez. Enfim, a missa, por ser a atualização do mistério pascal, é certamente um lugar de ressurreição. Não vamos perder este compromisso vital.

Fonte: https://pt.aleteia.org