Malawi. Mulheres católicas lançam projecto de prevenção à pandemia de Covid-19

Internacional

Cidade do Vaticano

"Temos em vista as áreas com alta densidade populacional porque é lá onde o risco de contrair ou difundir a Covid-19 é elevado. Em particular, queremos melhorar a comunicação sobre a doença. Vamos também distribuir dispositivos para a lavagem das mãos para promover o saneamento e a higiene como medida preventiva contra a ulterior propagação do vírus", explicou a presidente da Cwo, Lucy Vokhiwa.

Em Lilongwe, o projecto foi apresentado na última segunda-feira com a participação do capelão da Cwo da arquidiocese, o Padre Cyprian Chipalamwazani, que se comprometeu a apoiar activamente a associação neste novo empreendimento. O sacerdote sublinhou que a Igreja aprecia a contribuição dada pelos movimentos dos leigos na evangelização e para responder a situações de emergência como a da pandemia de Covid-19.

“Há uma série de coisas que faremos para apoiar as mulheres da Cwo. O primeiro apoio que vamos dar será moral, depois nos comprometemos a acompanhá-las aos lugares onde vão realizar o projecto ”, afirmou. O Padre Chipalamwazani assegurou também que o clero diocesano assumirá um papel de primeiro plano na sensibilização dos fiéis, dedicando tempo durante as Missas para actualizá-los com as últimas informações sobre a pandemia e sobre o que se deve fazer para conter a sua difusão.

Depois de um novo surto na segunda quinzena de agosto, as infecções no Malawi diminuíram constantemente para registar apenas sete novos casos positivos a 16 de outubro, graças às medidas de prevenção adoptadas pelas autoridades. Até ao momento presente, registaram-se ao todo 5.842 casos, com 187 mortos e 4.735 recuperados.

Categorias