Missionários Saletinos no Brasil em Capítulo Provincial

Internacional

Por Geferson Radavelli Guisso

A história da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil teve início em 18 de dezembro de 1902, quando o Padre Clemente Henrique Moussier, MS, desembarcou no Porto de Santos (SP), com o objetivo de iniciar a missão saletina no país. Em 1904, desejoso por difundir a devoção a Nossa Senhora da Salette e propagar o Carisma da Reconciliação, recebeu a ajuda de outros religiosos estrangeiros.

A missão saletina no Brasil, por trinta anos, permaneceu como “Região Saletina”, abrangendo algumas cidades dos Estados de São Paulo (1902), do Rio de Janeiro (1912) e do Rio Grande do Sul (1928). Em 1934, então, tornou-se “Província da Imaculada Conceição”. Porém, com o aumento de vocações à Vida Religiosa e Sacerdotal, surgiram outras exigências e outras possibilidades, desafiando os Missionários Saletinos a expandir os seus horizontes e atuar em outras frentes de evangelização. Dessa forma, aos poucos, a Congregação Religiosa adentrou nos Estados do Paraná (1955), da Bahia (1963), de Mato Grosso (1988), de Goiás (1988-1999 e 2004), de Santa Catarina (2000-2013) e de Rondônia (2008-2018).

Atualmente, os religiosos saletinos possuem quatro Seminários, respectivamente: Propedêutico (São Paulo – SP), Filosofia (Salvador – BA), Noviciado (Marcelino Ramos – RS) e Teologia (Curitiba – PR). Administram, também, seis Santuários dedicados a Nossa Senhora da Salette: Marcelino Ramos (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Caldas Novas (GO) e Várzea Grande (MT). Além disso, atuam em treze Paróquias, distribuídas em: Marcelino Ramos (RS), União da Vitória (PR), Renascença (PR), Bom Sucesso do Sul (PR), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Valença (BA), Tancredo Neves (BA) e Várzea Grande (MT). Ainda, os consagrados saletinos brasileiros colaboram com a missão ad gentes na França, na Alemanha e na Itália (Europa) e em Moçambique (África). A Província da Imaculada Conceição tem, aproximadamente, sessenta religiosos professos solenes e vinte e cinco seminaristas.

Motivados pelo tema: “Reconciliar é nossa missão” e pelo lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), os Missionários Saletinos no Brasil, entre 26 e 30 de outubro de 2020, celebrarão o seu 27º Capítulo Provincial, em Curitiba (PR). Na ocasião, escolherão o novo Conselho Provincial (Coordenador, Vigário, Secretário, Ecônomo e Assistente Provincial) para o triênio de 2021 a 2023, rezando e refletindo em como responder aos apelos da missionariedade e da saletinidade na Igreja e na sociedade atuais, na busca de ser fiéis à vontade de Deus. Este Capítulo Provincial se situa num contexto festivo para a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, pois a instituição se prepara para celebrar – no próximo ano – o 175º aniversário da Aparição de Nossa Senhora da Salette nos alpes franceses.

Por isso, para esse tempo capitular, foi composta uma oração de súplica:

Oração pelo Capítulo Provincial 2020-2021

Senhor Jesus, sois o Missionário do Pai! Para anunciar vosso Evangelho, escolhestes e enviastes discípulos-missionários ao mundo inteiro. Como escolhidos, batizados e consagrados saletinos, também somos enviados por Vós. Em nossa caminhada missionária estais em nosso meio. Vosso Santo Espírito nos dá a graça de superar o medo, e nos fortalece na missão de “embaixadores da Reconciliação”.

O mundo de hoje, tomado por conflitos, precisa de missionários impregnados de vossa misericórdia que, ouvindo com a Igreja, o clamor dos pobres e desvalidos e seguindo a Mensagem da Bela Senhora da Salette, se comprometam com o Evangelho da Reconciliação. Eis-nos aqui, Senhor! Enviai-nos com Maria, Mãe da Igreja, para a construção de vosso Reino de Justiça e Paz.

Nossa Província se prepara com jubilosa esperança para a celebração de um novo Capítulo Provincial. Que ele seja abençoado por Vós, Senhor! Derramai sobre nós vossa graça e luz, para que acertemos nossos passos na resposta aos vossos apelos. Despertai em nossa Província um renovado ardor missionário a serviço de um mundo reconciliado segundo o Vosso desígnio. Vós que sois Deus, “Regra de nossa vida”, com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ainda, um logotipo foi criado pelo Irmão José Diego Faustino, MS, para esse Capítulo Provincial, que significa:

- As três chamas representam a Santíssima Trindade: Pai e Filho e Espírito Santo, além de lembrar também a Regra de Vida da Congregação, n. 6: Oração, Penitência e Zelo.

- As cores das chamas recordam: o vermelho é o fogo vivo da Caridade, o amarelo é a vitalidade e a alegria da Esperança, e o azul é a singeleza da Fé.

- A cruz em movimento é um sinal da Reconciliação, do fac-símile (o caminho traçado pela Bela Senhora de La Salette) e os caminhos missionários.

- O fundo azul simboliza a espiritualidade mariana, a presença de Maria na Vida dos Consagrados.

- O tema e o lema indicam a certeza do chamado de Deus e do seu envio missionário, assim como os desafios a serem enfrentados pela Província da Imaculada Conceição no próximo Capítulo Provincial.

Referências:

FASSINI, Atico. A montanha iluminada: o fato da Salette. São Paulo, SP: Paulinas, 2016.

FASSINI, Atico. Crônicas de uma Missão: 100 anos de presença saletina no Brasil. Passo Fundo, RS: Gráfica e Editora Berthier, 2001.

PORTAL SALETTE. Capítulo Provincial – 2020/2021. Disponível em: <https://portalsalette.com.br/2020/02/07/capitulo-provincial-2020-2021/>. Acesso em: 10 out. 2020.

Categorias