Missionários Saletinos no Brasil em Capítulo Provincial

A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora de La Salette (Saletinos), foi fundada pelo bispo da Diocese de Grenoble, Dom Philibert de Bruillard, na época da aparição da Virgem Maria em La Salette, na França. A Virgem Maria passou a ser venerada em Salette com o título de ‘’Reconciliadora dos Pecadores’’ (Reconciliatrix Pecccatorum). O carisma da Congregação é a Reconciliação.
19/10/2020 09:10
9 minutos de leitura
Missionários Saletinos no Brasil em Capítulo Provincial

Por Geferson Radavelli Guisso

A história da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil teve início em 18 de dezembro de 1902, quando o Padre Clemente Henrique Moussier, MS, desembarcou no Porto de Santos (SP), com o objetivo de iniciar a missão saletina no país. Em 1904, desejoso por difundir a devoção a Nossa Senhora da Salette e propagar o Carisma da Reconciliação, recebeu a ajuda de outros religiosos estrangeiros.

A missão saletina no Brasil, por trinta anos, permaneceu como “Região Saletina”, abrangendo algumas cidades dos Estados de São Paulo (1902), do Rio de Janeiro (1912) e do Rio Grande do Sul (1928). Em 1934, então, tornou-se “Província da Imaculada Conceição”. Porém, com o aumento de vocações à Vida Religiosa e Sacerdotal, surgiram outras exigências e outras possibilidades, desafiando os Missionários Saletinos a expandir os seus horizontes e atuar em outras frentes de evangelização. Dessa forma, aos poucos, a Congregação Religiosa adentrou nos Estados do Paraná (1955), da Bahia (1963), de Mato Grosso (1988), de Goiás (1988-1999 e 2004), de Santa Catarina (2000-2013) e de Rondônia (2008-2018).

Atualmente, os religiosos saletinos possuem quatro Seminários, respectivamente: Propedêutico (São Paulo – SP), Filosofia (Salvador – BA), Noviciado (Marcelino Ramos – RS) e Teologia (Curitiba – PR). Administram, também, seis Santuários dedicados a Nossa Senhora da Salette: Marcelino Ramos (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Caldas Novas (GO) e Várzea Grande (MT). Além disso, atuam em treze Paróquias, distribuídas em: Marcelino Ramos (RS), União da Vitória (PR), Renascença (PR), Bom Sucesso do Sul (PR), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Valença (BA), Tancredo Neves (BA) e Várzea Grande (MT). Ainda, os consagrados saletinos brasileiros colaboram com a missão ad gentes na França, na Alemanha e na Itália (Europa) e em Moçambique (África). A Província da Imaculada Conceição tem, aproximadamente, sessenta religiosos professos solenes e vinte e cinco seminaristas.

Motivados pelo tema: “Reconciliar é nossa missão” e pelo lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), os Missionários Saletinos no Brasil, entre 26 e 30 de outubro de 2020, celebrarão o seu 27º Capítulo Provincial, em Curitiba (PR). Na ocasião, escolherão o novo Conselho Provincial (Coordenador, Vigário, Secretário, Ecônomo e Assistente Provincial) para o triênio de 2021 a 2023, rezando e refletindo em como responder aos apelos da missionariedade e da saletinidade na Igreja e na sociedade atuais, na busca de ser fiéis à vontade de Deus. Este Capítulo Provincial se situa num contexto festivo para a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, pois a instituição se prepara para celebrar – no próximo ano – o 175º aniversário da Aparição de Nossa Senhora da Salette nos alpes franceses.

Por isso, para esse tempo capitular, foi composta uma oração de súplica:

Oração pelo Capítulo Provincial 2020-2021

Senhor Jesus, sois o Missionário do Pai! Para anunciar vosso Evangelho, escolhestes e enviastes discípulos-missionários ao mundo inteiro. Como escolhidos, batizados e consagrados saletinos, também somos enviados por Vós. Em nossa caminhada missionária estais em nosso meio. Vosso Santo Espírito nos dá a graça de superar o medo, e nos fortalece na missão de “embaixadores da Reconciliação”.

O mundo de hoje, tomado por conflitos, precisa de missionários impregnados de vossa misericórdia que, ouvindo com a Igreja, o clamor dos pobres e desvalidos e seguindo a Mensagem da Bela Senhora da Salette, se comprometam com o Evangelho da Reconciliação. Eis-nos aqui, Senhor! Enviai-nos com Maria, Mãe da Igreja, para a construção de vosso Reino de Justiça e Paz.

Nossa Província se prepara com jubilosa esperança para a celebração de um novo Capítulo Provincial. Que ele seja abençoado por Vós, Senhor! Derramai sobre nós vossa graça e luz, para que acertemos nossos passos na resposta aos vossos apelos. Despertai em nossa Província um renovado ardor missionário a serviço de um mundo reconciliado segundo o Vosso desígnio. Vós que sois Deus, “Regra de nossa vida”, com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ainda, um logotipo foi criado pelo Irmão José Diego Faustino, MS, para esse Capítulo Provincial, que significa:

- As três chamas representam a Santíssima Trindade: Pai e Filho e Espírito Santo, além de lembrar também a Regra de Vida da Congregação, n. 6: Oração, Penitência e Zelo.

- As cores das chamas recordam: o vermelho é o fogo vivo da Caridade, o amarelo é a vitalidade e a alegria da Esperança, e o azul é a singeleza da Fé.

- A cruz em movimento é um sinal da Reconciliação, do fac-símile (o caminho traçado pela Bela Senhora de La Salette) e os caminhos missionários.

- O fundo azul simboliza a espiritualidade mariana, a presença de Maria na Vida dos Consagrados.

- O tema e o lema indicam a certeza do chamado de Deus e do seu envio missionário, assim como os desafios a serem enfrentados pela Província da Imaculada Conceição no próximo Capítulo Provincial.

Referências:

FASSINI, Atico. A montanha iluminada: o fato da Salette. São Paulo, SP: Paulinas, 2016.

FASSINI, Atico. Crônicas de uma Missão: 100 anos de presença saletina no Brasil. Passo Fundo, RS: Gráfica e Editora Berthier, 2001.

PORTAL SALETTE. Capítulo Provincial – 2020/2021. Disponível em: <https://portalsalette.com.br/2020/02/07/capitulo-provincial-2020-2021/>. Acesso em: 10 out. 2020.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt